Nem todas as mães tem o dom para cozinhar, e muitas não consideram este momento do dia um prazer. Para várias, ter que pensar no cardápio da família e coloca-lo em prática é um momento estressante, que exige muito foco e concentração. Senão, pequenos erros – inclusive com coisas óbvias – podem estragar todo o preparo. E se os filhos estão em casa na hora de cozinhar, a situação fica ainda mais complicada. A mãe não consegue se concentrar nos pratos e não consegue cuidar dos pequenos.
Uma sugestão é deixar as crianças na cozinha e passar para elas tarefas simples, que ajudarão a desenvolver suas habilidades e criar uma nova experiência, a partir da ligação entre a refeição e seu processo de elaboração. Isso ajuda os pequenos a terem uma nova visão sobre os alimentos que comerão. Então, quer saber como equilibrar o cuidado com os filhos e o trabalho na cozinha? Confira as nossas dicas:
Um de cada vez
Enquanto há mães que têm facilidade em cozinhar com todos os filhos ao redor, algumas preferem manter somente um ajudante de cada vez. Ao invés de manter várias conversas e trabalhos delegados, se você tem mais de um filho pode fazer uma escala e, cada vez que for para a cozinha, ter um ajudante diferente. É muito mais calmo e torna este tempo um momento precioso para vocês dois!
Ensinar Habilidades Independentes
Outra coisa que pode ajudar é focar no ensino de habilidades que as crianças possam fazer sozinhas, independentes. Rachar um ovo cru (ou cortar com um ovo cozido), cortar o tomate, descascar as cenouras e selecionar os ingredientes que devem ser medidos são atividades muito úteis para quem está fazendo a refeição. Se o seu filho tem idade para manusear equipamentos de corte, como facas, invista algum tempo no ensino destas habilidades.
Deixe-os fazer as tarefas fáceis
Até os menores podem ajudar, desde que recebam uma tarefa compatível com a sua idade. Delegar tarefas fáceis é uma maneira sem estresse de introduzir as crianças na cozinha e dar-lhes confiança para futuras tarefas. Tarefas fáceis podem ser servir biscoitos, bolachas e frutas inteiras em travessas, pegar os ingredientes o armário e depois guarda-los, espalhando margarina ou geleia no pão ou bolachas.
Ótimas dicas. Eu envolvo muito as minhas filhas na atividad de culinária e podemos aprender muito tornando esse momento agradável.
beijos
Chris
http://www.inventandocomamamae.blogspot.com.br/
Que bom, Chris! Isso é super saudável e deve ser alimentado! 🙂