Blog :: Xalingo

Cuidados no parquinho

Crianças costumam adorar brincar em parquinhos! Além disso, brincadeiras ao ar livre são super saudáveis para o desenvolvimento dos pequenos.

Mas devemos sempre tomar alguns cuidados nestes locais! A falta de manutenção dos brinquedos ou alguns cuidados que desconhecemos podem causar alguns problemas. O site Cuidar de Bebê publicou algumas dicas super bacanas, que compartilhamos com vocês!

A preferência das crianças bem pequenas costuma ser o balanço, que imita o movimento do carrinho de bebê quando a mãe o coloca para dormir, empurrando para frente e para trás. Então sempre fique sempre de olho quando estiver nesse brinquedo, porque pode ser que ele pegue no sono e perca o equilíbrio.

Para ele ir ao escorregador e no trepa-trepa, é melhor só depois de ter a idade maior que dois anos. E com uns três anos, quando já tem mais coordenação motora, brincar também na gangorra, nos túneis, nas casinhas com mais de um andar, nas pontes-escadas, e outros brinquedos que necessitem de mais cuidados.

Nunca saia de perto enquanto a criança se diverte brincando no parquinho, nem mesmo por um minuto. É o que recomenda a Sociedade Brasileira de Pediatria em uma campanha contra os acidentes.

Outro perigo está na má conservação dos brinquedos. Antes de permitir que a criança se divirta em um brinquedo, observe se este está enferrujado, com parafusos aparentemente soltos, com pedaços da madeira do brinquedo soltas ou emendadas, fora do nível que deveria estar, com pontas de pregos a vista, assentos soltos ou balançando. Se apresentar estas características, com certeza apresenta risco para o seu filho.

Uma dica interessante é colocar roupas coloridas na criança caso o parque que vocês forem passear for grande, para ficar fácil localizá-la em caso ela saia correndo e você a perca de vista. E dê sempre uma olhada ao redor do parque para tentar localizar as situações que ofereçam riscos. Assim reduzirá a possibilidade de acidentes e garantirá apenas momentos de diversão!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *