Blog :: Xalingo

Criando bichinhos com pratinhos descartáveis

Hoje comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Então que tal aproveitar a data para conscientizar as crianças sobre educação ambiental?

Já fizemos uma série de posts a respeito, mas nunca é demais falar sobre um assunto tão importante, certo? Afinal, o futuro do nosso planeta e o mundo em que nossos pequenos irão viver depende das nossas atitudes de hoje!

Um dos maiores conceitos sobre educação ambiental é os 3R, que consistem em Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Com essas três palavrinhas inseridas no nosso dia-a-dia, já podemos fazer uma baita diferença!

E para as crianças, reciclar ainda pode ser divertido e educativo! Criando a partir de material reciclado, elas não só adquirem consciência a respeito da preservação do meio-ambiente como também desenvolvem sua criatividade!

Então que tal uma ideia para reaproveitar alguns materiais?

Sabemos que tudo que é descartável não é amigo do meio-ambiente, pois gasta muitos recursos e também deixa muito lixo na natureza. Mas em alguns casos é complicado abrir mao totalmente desses itens. Então o segredo é reaproveitá-los sempre que possível, usando e abusando da criatividade!

Sabe aqueles pratinhos descartáveis que costumamos usar em festas infantis? Você pode lavar alguns utilizados ou até dar uma utilidade àqueles que sobraram, evitando que vão diretamente para o lixo. A dica é criar bichinhos utilizando-os!

Nesse passo-a-passo publicado pelo blog Criando Crianças você aprende a fazer uma girafa, mas você pode criar tantos que a sua criatividade (e as dos pequenos!) permitir!

Os outros materiais (tintas, papelões e cartolinas) também podem (e devem!) ser sobras de outros trabalhinhos feitos em casa ou na escola.

Material:

Prato de papel (os de plástico também funcionam, mas a cola e a tinta aderem melhor aos de papel)

Tinta guache (no caso, amarela e laranja)

Cola branca

Tesoura

Pincel

Olhinhos de brinquedo (você pode encontrá-los em armarinhos. Ou fazê-los de papel!)

Cartolina e/ou papel craft

Giz de cera ou lápis de cor

Palitinho de sorvete

Passo-a-passo:

Usando a cartolina ou o papel craft, recorte as orelhas.

Cole as orelhas na parte da frente do prato.

Vire com a parte do fundo para cima e pinte com a tinta guache.

Espere secar e pinte os detalhes da pele da girafa.

Depois de secar, cole os olhos.

Corte no papel craft ou na cartolina um círculo e desenhe o focinho.

Cole o focinho.

Quebre o palitinho de sorvete na metade e cole na parte de trás do pratinho. Pinte com giz de cera e cole duas bolinhas feitas com cartolina ou papel craft nas pontas.

2 ComentáriosDeixe um comentário

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *