Blog :: Xalingo

E se o bebê tem cólicas, o que fazer?

Quem tem um bebê em casa sabe que a rotina pode ser cansativa. É claro que tem todo o lado mágico e encantado da maternidade… Mas, infelizmente, nem tudo são flores! Nos primeiros meses, principalmente, o bebê pode ter cólicas. Ainda não há estudos que comprovem a causa exata deste incômodo, mas acredita-se que a origem esteja na imaturidade do sistema digestivo dos pequenos.
Normalmente, as cólicas começam quando o bebê tem após uma semana de vida, podendo tornar-se menos frequentes após o primeiro mês. Claro que há casos de cólicas até os três meses de vida – o período varia de acordo com cada criança.
Uma das causas das cólicas pode ser a alimentação. Por isso, é interessante que a mãe que amamenta evite alguns alimentos, como excesso de chocolate e alimentos que produzam gases, como feijão, brócolis, couve-flor, repolho e comidas apimentadas (segundo o site BabyCenter). Mas mesmo com os cuidados, o bebê poderá ter cólicas. Por isso, não corte todas as comidas que você acha que podem fazer mal. Alimente-se bem!

E o que podemos fazer quando o bebê tem cólicas?

  • Ginástica: uma forma de ajudar o pequeno é, gentilmente, empurrar as perninhas dele contra a barriga. Mexa uma de cada vez, como se ele estivesse pedalando uma bicicleta.
  • Massagem: use um óleo apropriado para crianças e faça movimentos circulares na barriga do bebê, em sentido horário.
  • Aquecimento: uma bolsinha de água morna na barriga do bebê pode ajudar. Fique atenta a temperatura e forre a bolsa térmica com uma fralda para proteger mais. Também é possível enrolar o bebê em uma manta ou coloca-lo no sling.
  • Movimentem-se: o bebê geralmente chora menos se está em movimento. Coloque-o no sling, em uma rede, fique com ele no colo. Mas mantenha-o bem seguro.
  • Silêncio: evite lugares muito agitados e barulhentos. Mas um barulhinho leve pode ajudar, pois barulhos constantes ou rítmicos ajudam a acalmar os pequenos. Pode ser algo como o som do ventilador ou do secador de cabelo.
  • Descanso: coloque o bebê de bruços na cama ou no seu antebraço, preferencialmente com o rosto perto do cotovelo. Use a mão livre para aquecer e massagear a barriga do bebê.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *