Estar nas redes sociais é realmente divertido. No Facebook e no Twitter, é fácil compartilhar o que acontece na sua vida. Entretanto, nem sempre temos total controle de quem está vendo nossas atualizações e como essas informações podem ser usadas por pessoas com más intenções.
Há criminosos espertos, que estão conectados e sabem como usar a Internet para obter informações vantajosas. Ao escolher uma vítima, eles buscam formas de conhecer sua rotina, os horários que está em casa – e quando não está!
Mas saber que essas pessoas mal-intencionadas existem não é motivo para sair correndo das redes sociais. Só é preciso atenção extra! E não só da sua conta, mas das crianças também! Ser vigilante sobre seu perfil e seletivo sobre o que e com quem você compartilha informações pode ajudar a reduzir o risco do uso de mídias sociais.
Bloqueie seus perfis sociais
Este é o passo mais fácil. Defina o seu perfil no Twittercomo privado, permitindo que apenas pessoas que você adicionou a sua lista de acesso vejam seus tweets. No Facebook, defina a configuração de privacidade padrão para “amigos” e aceite somente pessoas que você realmente conhece.
Desligue as atualizações de GPS
Se você postar fotos de suas contas de mídia social a partir do smartphone, desative o recurso de atualização de GPS, pois ele incorpora as coordenadas sobre o local onde a fotografia foi tirada.
Use redes sociais alternativas de atualizações pessoais
Se você realmente ama o compartilhamento de fotos e atualizações, aplicativos como o Path permitem compartilhar apenas com pessoas próximas.
Seja seletivo
O mais importante é ser seletivo sobre o que você compartilha. Atualizações de status e check-ins podem tornar os seus movimentos fáceis de serem controlados. Atualizações de fotos que mostram coisas valiosas ou caras dentro de casa, ou ainda informações sobre como é a sua casa, são detalhes valiosos nas mãos de ladrões. Pense duas vezes antes de atualizar seu perfil com informações potencialmente arriscadas.