Blog :: Xalingo

O esquecimento durante a gestação

A gestação desencadeia diversas sensações, emoções e “efeitos colaterais” na mulher. Uma dessas mudanças, percebida por muitas grávidas, é a desatenção e o esquecimento. Este “desligamento” não é um problema médico, mas pode ter origem física.

Um estudo da Universidade do Sul da Califórnia (EUA) apontou que as mulheres ficam com a função cognitiva prejudicada durante a gestação. Assim, elas não conseguem manter memórias de curto prazo e a concentração. Além disso, perdem um pouco da capacidade de reter novas informações. Por outro lado outra pesquisa indicouque ratas fêmeas que eram mães aprendiam mais rápido e tinham melhor capacidade de resolver problemas do que ratas virgens.

O esquecimento também pode ter origem na expectativa que a futura mamãe sente em relação às mudanças de vida que virão em alguns meses. E é preciso considerar também que todos os preparativos para a chegada do bebê já são suficiente para ocupar a cabeça de qualquer pessoa.

Para não cair no esquecimento

-Carregue na bolsa um caderninho ou bloco e escreva lembretes a qualquer momento. Depois, consulte todos os dias essas anotações.

– Faça um calendário bem detalhado, com suas atividades nas datas correspondentes.

-Acostume-se a colocar itens que usa com frequência, como chaves e óculos, no mesmo lugar.

-Fale em voz alta coisas que não quer esquecer, para memorizá-las melhor.

– Aproveite o esquecimento durante a gravidez para simplificar sua vida. Não se imponha tarefas demais antes do nascimento do bebê e inclua tarefas prazerosas na rotina, como tomar banho com calma, conhecer um novo restaurante, ir ao cinema…

2 ComentáriosDeixe um comentário

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *