Blog :: Xalingo

As novas famílias e as festas de fim de ano

A estrutura familiar vem passando por mudanças nas últimas décadas. A família, que antes era composta por marido-mulher-filhos, com os segundos casamentos ganha novos componentes: padrastos e madrastas, irmãos de criação. Neste novo ambiente, as festas de final de ano merecem uma atenção especial, pois podem ocorrer conflitos de relações e de interesses – o que não pode, de forma alguma, prejudicar a felicidade de todos e, especialmente, das crianças, que não têm culpa nem responsabilidade pelas opções afetivas e de relacionamento dos pais.

Filhos de pais separados não podem “se dividir ao meio” para estar em duas festas de final de ano ao mesmo tempo. Na verdade, o que eles querem é passar as festas com os dois, juntos. Se a relação dos pais é saudável e sem conflitos, por que não presentear os pequenos com este evento? Já se for inviável, combine com antecedência como será o esquema das festas. ‘O ideal é que as crianças passem o Natal com um e o Ano Novo com outro; no ano seguinte, as datas podem ser invertidas. Mas é importante pedir a opinião do filho, que pode preferir outra solução.

É importante que seja mantida a boa relação entre os pais e seus novos pares. Se há uma festa em que todos participarão, não vale a mãe ficar de cara feia para a namorada do ex-marido. Ou o contrário. Não é saudável para a criança ficar vendo briguinhas, birra e cenas de ciúme, certo? Até porque não é este o exemplo que os pais desejam passar para os filhos!

Por isso, a dica é: se vocês estão separados, mantenham a cordialidade, a calma e aprendam a respeitar as escolhas um do outro, assim como às pessoas que estão envolvidas nestas novas grandes famílias!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *