Blog :: Xalingo

Crianças que gostam de rabiscar as paredes – soluções inteligentes e divertidas

O gosto por lápis, canetinhas e gizes de cera são quase uma unanimidade entre os pequenos. E isso é ótimo, pois desenhar é uma forma de extravasar e também desenvolver a criatividade, além de outros fatores, como a coordenação motora. O problema disso é que, quando descobrem e pegam o gosto pelo desenho, os pequenos costumam não ter muita noção de onde podem ou não desenhar, acabando por não verem diferença alguma entre folhas de papel e as paredes de casa.

O primeiro passo a ser feito quando isso ocorre é explicar, calmamente, para a criança que existem locais certos para cada brincadeiras, inclusive o desenho, e mostrar as paredes da casa para ela, pedindo para observar como nenhuma delas possui riscos. O mesmo vale para os sofás ou demais móveis que o pequeno insistir em rabiscar.

O segundo (e divertido!) passo é destinar um lugar para isso. Escolha o quarto do pequeno, ou ainda uma varanda ou algum espaço da casa destinado a brincadeiras ou trabalhos manuais, trate de guardar todos os materiais de pintura e desenho naquele cômodo e escolha uma dessas criativas alternativas para as paredes.

Tinta quadro-negro: uma tinta específica, que aplicada à parede dá o efeito semelhante aos antigos quadros negros escolares. É só munir a criança de giz e deixar a criatividade rolar!

Papel de parede branco com molduras de quadros: Essa segunda alternativa pode ser ainda mais interessante: além de não gerar a sujeira que o giz de quadro-negro costuma fazer, ela permite que todos os materiais da criança, tais como lápis de cor, gizes de cera, canetinhas hidrocor e tintas têmperas, sejam usados. E ainda deixa o ambiente colorido!

E o mais legal dessas alternativas é que elas ainda podem servir para a comunicação interna da família, ou ainda para fins de organização…

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *