Blog :: Xalingo

Leite empedrado: como tratar e evitar esse problema

Um problema pelo qual muitas mamães passam é o “empedramento” do leite. Isso ocorre, geralmente, em função de um esvaziamento incompleto de um ou mais canais. O leite que ali se acumula endurece, bloqueando a passagem do leite pelos dutos. Isso pode ser causado desde por um sutiã ou roupa demasiado apertados até por uma posição do bebê que não permita a sucção eficiente da mama.

Como sabemos que a amamentação é algo muito importante para a saúde tanto física quanto emocional do bebê, o fato de não poder amamentar preocupa muitas mamães, o que pode acabar piorando ainda mais o quadro. Ficar tensa não é a solução, o melhor a fazer é seguir essas dicas que separamos para você, a fim de esvaziar as mamas. Além disso, é importante, especialmente se o problema persistir, que você consulte o seu médico para descobrir a causa do problema.

  • Inicialmente, para diminuir a produção de leite, coloque compressas frias sobre as mamas inchadas. Faça da seguinte forma: de duas em duas horas coloque sobre os seios uma fralda com gelo. Em casos mais graves, esse intervalo pode ser reduzido para até de 15 em 15 minutos.
  • Faça massagens circulares nos seios nos intervalos destas compressas, para ajudar a fluidificar o leite.
  • Utilizar bombas de sucção para retirar o leite em excesso. Caso o bebê não esteja sugando, retirar também a quantidade necessária para alimentar o bebê.

Além destes cuidados para tratar o problema, para evitá-lo a mãe deve se informar sobre as melhores maneiras de amamentar o bebê, além de cuidar com roupas muito apertadas durante esse momento tão importante da sua vida e de seu bebê.

1 comentárioDeixe um comentário

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *