Blog :: Xalingo

Hora certa de tirar as fraldas

Quando chega a hora de tirar as fraldas, é normal que os pais enfrentem muitas dúvidas. Mas é importante que seja um momento calmo, de apoio e compreensão dos pais para com a criança.

Geralmente por volta dos dois anos os pequenos já estão prontos para começar o processo de retirada das fraldas, mas essa idade pode variar. É importante que a criança já saiba andar e falar (para que possa pedir para ir ao banheiro) e que consiga tirar as roupas (que devem ser fácil manuseio, como as de elástico).

Uma das maneiras de descobrir que a criança já está preparada é quando começa a falar que fez as necessidades e pede para ser limpa. Comece explicando como funciona o banheiro e lhe mostre que aquele é o lugar certo para fazer xixi e cocô.

Para iniciar, compre um penico e deixe num lugar de fácil acesso para o pequeno. Mostre como a criança deve fazer e pergunte várias vezes ao dia se precisa ir ao banheiro. Não a repreenda, é normal que nos primeiros meses ela se esqueça, e faça xixi na calça várias vezes. Ao invés de xingar, incentive-a a usar o banheiro. Sempre use o diálogo.

Após iniciar o controle, leva ainda de cinco a seis meses até que a criança aprenda a usar o banheiro efetivamente. É importante nunca retardar a ida ao banheiro quando a criança pede e respeitar suas capacidades. A fralda noturna pode ser retirada quando a criança começa a acordar seca, o que acontece normalmente após o controle diurno.

                  

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *