Blog :: Xalingo

Filhos favoritos: verdade ou mito?

Pois segundo a psicóloga norte-americana Ellen Libby, isso é uma grande verdade. Depois de muita pesquisa, ela lançou, no meio do ano passado, o  livro “The Favorite Child” (traduzindo: “A Criança Preferida”), obra na qual afirma que existe, sim, um filho preferido e que isso não é uma violação de código moral algum. Ela diz, também, que um pai não é igual a uma mãe, ou seja, um filho também não é igual ao outro.

Várias são as causas deste tópico que parece tabu para muitos pais, que muitas vezes têm bastante receio em assumir um posicionamento. Dentre essas causas, estão a afinidade entre ambos, pai e filho, ou mãe e filha, a ordem de nascimento ou até mesmo a proximidade física ou de gênio com algum parente próximo e querido. E o silêncio, segundo Ellen, ocorre por culpa, o que é aceitável em se tratando de um relacionamento entre pais e filhos, que costumam ser muito amigos independentemente de gostos e costumes.

Claro que não há necessidade alguma em dizer para um para o outro que ele é o preferido ou o menos favorecido. Escrevemos este post a título de curiosidade apenas, para informar que esta questão existe e é mais comum do que parece. Também, como dica de leitura do livro da psicóloga norte-americana, que contém um assunto um tanto quanto interessante para mães que têm mais de um filho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *