Blog :: Xalingo

Esportes na infância: qual a hora correta de começar?

Crianças são ávidas por brincadeiras. Desta forma, interagem socialmente. E parte da interação social está focada no esporte, que, para muitas delas, integra sua rotina desde muito cedo. O motivo número um é o incentivo dos pais, sem dúvidas. Saber quais esportes elas podem praticar de acordo com a faixa etária é essencial. Desde muito pequenas, no entanto, elas já praticam uma atividade natural e igualmente essencial para o desenvolvimento ósseo e muscular: engatinhar.

A natação é uma belíssima dica. Não há restrição de idade para a sua prática, muito pelo contrário. Ela pode ser exercida inclusive por bebês, que tendem a aumentar de forma vitalícia a capacidade cardíaca, o fortalecimento muscular, o desenvolvimento neuromotor e a autonomia.

Na natação, a capacidade de interação social tem tudo para ser trabalhada com mais facilidade devido ao convívio com outras crianças de faixa etária semelhante. Além disso, a autoconfiança é um fator que também pode ser melhor desenvolvido em virtude do baixo risco de quedas e machucados graças ao ambiente aquático.

O ballet é outro exemplo de esporte que tem baixo impacto, mas é indicado para crianças acima dos três anos. Praticado principalmente por meninas, não impede que meninos também possam aprender e exercitar-se. Além de também desenvolver a capacidade motora, tal qual a natação, da mesma forma o ballet ajuda a trabalhar a capacidade de maior interação social.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *