Blog :: Xalingo

Cuidados importantes na hora de comprar os materiais escolares

Ano novo, série nova, materiais escolares novos. E as lojas mostram uma infinidade de produtos, com diferentes cores, personagens, formatos que atraem os olhares e despertam o desejo das crianças.

Mas atenção, mamães: primem pela segurança das crianças. Em dezembro foi divulgada uma nova portaria do Inmetro que estabeleceu a obrigatoriedade do selo de identificação, atestando que os produtos fabricados e comercializados no Brasil sejam certificados pelo órgão.

O objetivo da ação é minimizar os acidentes com esses produtos, que colocam a saúde, a segurança e até mesmo a vida das crianças em risco.

Antes de comprar um produto, confira se ele foi submetido a testes químicos, mecânicos e físicos, elétricos, de toxidade e maleabilidade do plástico, e biológicos. Mais do que um produto bonito é importante que ele tenha qualidade e ofereça segurança para seu filho.

São considerados materiais escolares quaisquer objetos utilizados em ambiente escolar ou atividades educativas, indicados para uso até 14 anos. Mais do que somente lápis, estojos, apontadores, pastas e mochilas, lancheiras e merendeiras também devem ser analisados quanto a segurança e métodos de fabricação. Vale a pena dedicar um tempo para ler as informações sobre os produtos em suas embalagens, é uma atitude de preocupação materna.

A regra começa a valer oficialmente somente em 7 de junho de 2012, mas sempre é tempo de pensar na segurança dos seus baixinhos, não é mesmo?

1 comentárioDeixe um comentário

  • Não sabia dessa lei, mas é bom ter lei para garantir segurança aos nossos filhos.
    Parabéns pelo blog.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *