Blog :: Xalingo

Já é hora de tirar as fraldas? E agora?

O bebê está crescendo e você percebe que está na hora de tirar as fraldas dele. A tarefa exige paciência e compreensão, pois ela representa um marco importante pra criança: ela começa a parecer mais com “gente grande”, tendo mais um habito igual aos dos seus pais.

Normalmente a criança consegue controlar as suas atividades fisiológicas entre dois e três anos, em um processo normal de evolução da criança. O controle durante o dia é adquiro primeiro, e o noturno pode demorar, às vezes, meio a mais do que o diurno. O tempo de aprendizagem, de uma criança para outra também varia. Algumas aprendem em cerca de um mês a controlarem e a fazerem no local certo, outras podem levar seis meses. Tudo faz parte do processo normal de evolução da criança.

Conseguir controlar as necessidades e executá-las no lugar certo vem junto com outras aquisições: a linguagem, pois no inicio a criança avisa a mãe que precisa e ela o acompanha, e a motora, para conseguir ir até o local indicado para que ela realize a necessidade sozinha.

Antes de iniciar o processo de retirada de fraldas, observe se a criança já é capaz de: caminhar sem dificuldade; tirar suas roupas sozinha (no caso, as de fácil manuseio, com elásticos e sem botões; compreender os termos utilizados para nomear urina e fezes; e entender que existem locais apropriados e socialmente aceitos para as suas eliminações.

Uma dica bem importante com relação as crianças que não passam o dia todo com suas mamães, que  são cuidadas por uma tia ou que estão na escola: a orientação nos dois locais deve ser a mesma, caso contrário a criança fica confusa e o processo será mais demorado.

Você já passou por essa experiência? Conte pra gente como foi.

Créditos da imagem: heymattallen/Pixabay

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *