Blog :: Xalingo

Como desenvolver a autoaceitação e a autoestima da criança?

A questão dos elogios na construção da personalidade e da autoestima da criança é muito importante e passa por reflexões.

As crianças precisam sentir que são aprovadas pelos adultos que têm como referência ao seu redor o tempo inteiro.

É considerada uma boa prática quando expressamos às crianças o que pensamos: sim, podemos elogiar e aprovar. Mas esta não deve ser a única tática.

Elogiar a criança e desenvolver sua autoestima ao mesmo tempo: exemplo

Quando uma criança pede a aprovação de um adulto sobre algo que tenha feito, existem respostas que podem ser dadas para trabalhar este sentido, tais como:

  • O que você sente no seu coração?
  • Eu achei muito bonito. E você?
  • Como você se sentiu fazendo tal coisa?
  • O que você achou é mais importante do que o que eu achei.

Trazer o senso de autoaprovação continua sendo uma excelente estratégia, ainda que os pais continuem elogiando os feitos do filho. No entanto, o cuidado deve ser redobrado para que essa estratégia não seja usada em demasia, já que tal atitude pode criar na criança o sentimento de não precisar de aprovação externa para nada.

Pensando sob a ótica da educação com respeito, em que se trabalha nas crianças habilidades de vida, sociais e emocionais, é importante mostrar ao pequeno seu autovalor. No entanto, tal medida não pode ser pensada como 8 ou 80.

O tempo inteiro é preciso reforçar à criança o senso de coletividade, para que ela entenda que a reprovação social para algumas atitudes é o que a ajudará a construir o discernimento do que é certo e do que não é.

Fonte: https://marianalacerda.com.br/como-desenvolver-a-autoaceitacao-e-a-autoestima-da-crianca/

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, nos siga no Instagram e curta a nossa página no Facebook.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *