Blog :: Xalingo

Dicas para estimular a Autonomia Infantil

A autonomia é a capacidade de tomar decisões por conta própria e quando se trata das crianças, é importante estimular a independência e autoconfiança desde cedo, ensinando a importância de cada uma de suas decisões e como elas impactam desde a rotina, até a sociedade, a natureza e o futuro.

Entre as aptidões que englobam a autonomia infantil estão: coordenação motora, autoconfiança e eficiência, comunicação e linguagem, liberdade e responsabilidade.

Para estimular estas aptidões, selecionamos algumas dicas práticas e muito eficazes para auxiliar no desenvolvimento diário da autonomia infantil.

Diferentes opções de rotina
Apesar de ser importante manter a rotina para garantir uma infância mais saudável e tranquila, é sempre bom fazer diferentes ajustes e pedir a opinião dos pequenos sobre eles.

Incluir um novo curso na agenda, trocar o horário de alguma aula, mudar o passeio do fim de semana ou o cardápio do dia são algumas programações que você pode oferecer para seu filho escolher.

Crie tarefas obrigatórias em casa
Quando adultos, temos que cumprir certas obrigações e é importante ensinar os pequenos desde cedo sobre essa realidade, portanto determine algumas tarefas domésticas além da lição de casa.

Guardar os brinquedos, arrumar a cama, regar plantas, dar comida ao pet são algumas pequenas obrigações que a criança pode realizar sozinha.

Ensine sobre as consequências
É importante ensinar que as escolhas resultam em consequências, desta forma a criança entende que uma má decisão pode acarretar em alguma frustração futura.

Mas lembre-se, é extremamente necessário que os pais mantenham o diálogo aberto e sincero, sem desmotivar ou punir a criança. Desta forma, além do pequeno fixar muito melhor o tema, ele se aproxima muito mais dos pais para conversas futuras.

Estimule o autocuidado
O cuidado consigo mesmo é essencial para que as crianças conquistem autonomia e mantenham a qualidade de vida.

Algumas obrigações que crianças podem colocar em prática sozinhas são: amarrar os cadarços, escovar os dentes, pentear os cabelos, entre outras pequenas ações.

Crie brincadeiras com regras
Fazer os pequenos seguirem instruções enquanto conhecem um novo jogo ajuda muito na autonomia, pois é importante encontrar formas de cumprir as regras sozinho para vencer a brincadeira.

Portanto, selecione jogos e atividades com regrinhas simples, como os jogos de cartas ou tabuleiros, que não são difíceis e despertam a autonomia infantil e o raciocínio lógico.

Fonte: https://redballoon.com.br/blog/autonomia-infantil/

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, nos siga no Instagram e curta a nossa página no Facebook.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *