A disciplina positiva é um modelo educativo composto por firmeza, afeto e empatia que os pais podem utilizar com os filhos, a fim de conduzir a criação colocando limites, porém estabelecendo diálogos e cooperação dos pequenos.
O primeiro passo para ingressar na disciplina positiva é entender que as crianças têm o direito à dignidade e ao respeito, assim como qualquer outra pessoa.
Ao colocar este modelo em prática, entendemos a importância de conhecer as necessidades que existem por trás dos comportamentos da criança, desenvolvemos autocontrole, repensamos padrões de comportamento, ensinamos habilidades sociais para as crianças e atendemos os pequenos com mais amor e consistência.
A disciplina positiva conduz as crianças com gentileza e firmeza ao mesmo tempo e basicamente nos fazem pensar em alguns pontos durante a educação dos pequenos:
– Se queremos que as crianças nos respeitem, é preciso respeitá-las também.
– O que fazemos ou falamos deve fazer a criança se sentir aceita, amada e importante.
– Nossas ações devem ajudar a desenvolver habilidades sociais e de vida, como empatia, responsabilidade e segurança.
– É importante educar de forma que traga efeitos positivos para o futuro.
– Precisamos mostrar o quanto a criança é capaz de usar seu poder pessoal de maneira útil.
Esses pensamentos são a base da disciplina positiva e devem ser incorporados aos poucos. Desta forma, você notará que sua relação com seu filho se tornará muito mais leve e agradável, além de fazer você repensar ações e mensurar a importância na criação do seu pequeno.
Lembre-se: educar com respeito não é utilizar autoritarismo, educar sem regras e mimar.
Basicamente, a disciplina positiva é simplesmente educar com respeito, sem deixar de estabelecer limites, porém com laços de confiança mútua com as crianças e muito amor.
Fonte: https://marianalacerda.com.br/o-que-e-a-disciplina-positiva/
E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, nos siga no Instagram e curta a nossa página no Facebook.