Muitos estados e cidades do Brasil já estão voltando com as aulas presenciais ou então híbridas. Mas junto a isso vêm muitas crianças que não querem voltar à escola. Se você está passando por esse mesmo problema com o seu filho e não sabe o que fazer, confira estas dicas!
Depois de praticamente um ano inteiro em casa, ao lado de seus pais ou responsáveis, é normal que a criança não queira mais ir às aulas presenciais. Afinal, quem quer ficar longe das pessoas que ama, não é mesmo? Mas existem algumas atitudes que você pode tomar e que vão te ajudar nessa hora. Vamos ver?
1) Passe segurança para o seu filho
Se coloque no lugar dele: depois de meses do seu lado, uma mudança brusca, onde ficará longe de seu pai ou sua mãe. Por isso é muito importante incentivá-lo a aproveitar o ambiente da escola o máximo possível. Uma forma de fazer é perguntando para ele sobre os colegas de sala, por exemplo.
Mesmo que não pareça, as crianças sempre percebem quando algo está nos incomodando ou trazendo insegurança e, para diminuir essa impressão ao pequeno, busque oferecer o máximo de segurança que puder, seja no professor, de que a escola é tranquila pra ir mesmo com a pandemia e fale que os colegas serão legais.
2) Seja criativa
Jordana Soares tem uma filha de 7 anos e quando a pequena mostrou resistência para ir à escola, ela resolveu agir criativamente: criou um calendário onde eram colocadas carinhas felizes naqueles dias em que a filha ia para escolar sem chorar. Deu certo: após um mês de sucesso, a pequena ganhou um kit de maquiagem que queria muito e foi feliz e estimulada para a aula.
3) Ouça a criança
Observe se o seu filho está com sentimentos de medo, de tristeza, chorando ou com ansiedade quando é abordado o assunto “escola”. Se sim, converse com o professou ou coordenador, pois isso pode estar acontecendo por falta de acolhimento no colégio ou até bullying.
4) Não deixe sua casa mais atraente do que a escola
Faça com que seu filho entenda que, se ficar doente, por exemplo, vai ter de ir ao médico, ficar na cama e descansar, e não assistir TV ou ficar brincando.
Caso você fique em casa com seu filho, tente não dar mais atenção do que o normal. Se a criança entender que ficar em casa é mais divertido e ali ela recebe mais atenção, por quais motivos ela irá querer ir pra escola?
5) Peça ajuda a um especialista
Se mesmo com essas dicas ele continuar muito resistente, não tenha medo de procurar um psicólogo infantil. Ele pode te ajudar a encontrar respostas e principalmente poupar a criança de sofrimento desnecessário.
Outra atitude que pode ajudar a criança é não alongar as despedidas no portão da escola. Tente também criar rotinas mais leves e descontraídas antes da ida à escola.
As dicas te
ajudaram ou você tem mais para outras mães? Então comente abaixo!
– – – –
E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube.
– – – –
Sugestão de imagem: Freepik
Fontes: Revista Crescer | Escola da Inteligência | Dentro da História