As crianças passam por diversas mudanças em poucos anos de vida. É mudança de colégio, chegada de um novo irmãozinho e outros muitos acontecimentos importantes que podem ser traumatizantes. Muitas vezes essas situação são resolvidas sem qualquer problema, mas caso não seja solucionadas, é o momento de procurar a ajuda de um profissional.
O acompanhamento de um psicólogo infantil auxilia as crianças a lidarem com seus sentimentos como raiva, medo, ciúmes, ansiedades e outros. É importante sempre estarmos atentos a mudanças de comportamento, principalmente aquelas agudas. Para te ajudarmos a identificar se o seu filho necessita de um auxílio profissional, confira essas 6 dicas:
1) Alteração brusca ou exagerada de comportamento
Na maioria das vezes, a mudança exagerada de comportamento da criança não tem nenhuma importância significativa. Mas, se a alteração tem trazido problemas para a saúde e relacionamentos dela, é importante prestar atenção. Tais alterações no comportamento podem ocorrem no sono (quando faz xixi ou se recusa a dormir sozinho, quando antes o fazia); na alimentação (comendo exageradamente ou deixando de ter apetite) ou na escola (por problemas comportamentais ou de aprendizagem).
2) Comportamentos agressivos
Quando a agressividade é exagerada e não é possível resolvê-la nas conversas em família, pode ser um sinal de que a criança não está lidando bem com algum sentimento ou situação, sendo indicado procurar ajuda.
3) Muita agitação, inquietude ou dificuldade em manter a atenção
Nos últimos anos, muitas crianças têm sido diagnosticadas com com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) e acabam sendo medicadas, muitas vezes sem a real necessidade. Em casos de agitação, inquietude e falta de atenção, a terapia pode ser uma grande aliada, ajudando não só a criança, como também os pais e familiares a lidar com a situação. Na maioria das vezes, uma mudança de comportamento e atitude dos pais pode até mesmo resolver o problema da criança, uma vez que eles exercem grande influência sobre o que os filhos sentem, pensam e como se comportam.
4) Problemas escolares
Seja por problemas comportamentais, seja por alguma dificuldade de aprendizagem, a psicoterapia infantil tem muito a contribuir nestes casos, orientando os pais e a escola.
5) Regressão de alguma fase do desenvolvimento
Isso é comum quando há a chegada de um irmãozinho, por exemplo, ou em situações em que a criança se sente insegura por algum outro motivo. Nesse caso, é importante ficar atento e observar a criança. O acompanhamento de um profissional pode ajudar bastante.
6) Saúde prejudicada
Às vezes, as crianças ficam doentes sem que os pais encontrem uma causa biológica ou física. É preciso estar sempre atento aos sintomas, pois, muitas vezes, o que as crianças não conseguem verbalizar, aparece como sintoma, seja comportamental ou físico. É o corpo falando pela criança.
E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube.
Fonte: http://leiturinha.com.br/blog/atencao-aos-sinais-de-que-seu-filho-precisa-de-um-psicologo/