Seu filho tem feito manha para comer, vira o rosto para verduras e quando vê está comendo “porcarias”? É necessário tomar alguns atitudes em relação a isso e compreender o que é certo e o que é errado fazer para que ele se alimente melhor.
Para estimular uma alimentação mais saudável, é preciso entender que pais e mães devem sempre ser o exemplo aos seus filhos. Então de nada adianta cobrar que os pequenos alimentem-se bem, se os adultos alimentam-se mal. Confira algumas dicas que vão te ajudar a melhorar a situação:
1) Não esconda alimentos no prato da criança
Apesar de parecer uma boa ideia picar a cenoura no meio do feijão ou então colocar a alface embaixo do bife. Mas, além de você quebrar a confiança do seu filho, não estará deixando ele se habituar às características daquele alimento, como sua textura, sabor e cor.
2) Não insista para que a criança coma mais
Não fale frases como “não levanta da mesa enquanto não terminar de comer” ou “só mais uma garfada”. Além de não abrir o apetite do pequeno, isso cria um mal-estar à mesa e também desrespeita o que o próprio corpo do seu filho diz.
3) Estimule que ela experimente os alimentos
Se o seu filho não gostou de algum legume na primeira vez que experimentou, não é motivo para desistir. Estudos mostram que, antes de a criança dizer que definitivamente não gosta de algum alimento, prova-lo entre 8 e 12 vezes. Use a criatividade e procure novos modos de preparo, como suflê, recheio de torta e refogado.
4) Siga horários
Quando a criança não come quando está à mesa, logo terá fome e irá procurar alguma coisa para beliscar. É saudável fazer um lanche de manhã e outro à tarde, mas o café da manhã, o almoço e o jantar são as principais refeições do dia e não devem ser substituídas ou puladas.
5) Não sirva bebida com a comida
O estômgado tem o tamanho de um punho fechado quando está vazio. Mas se estiver cheio de líquido, a criança perderá o apetite. O melhor é deixar a bebida para o fim da refeição, e dar preferência para a água, que não tem calorias.
Você tem mais algumas dicas para mães e pais que estão passando pela mesma dificuldade ou gostou dessas? Então comente abaixo!