Hoje é 20 de julho, Dia do Amigo! Pensando nesta data, vamos falar um pouco sobre um problema que pode incomodar muitos pais. Vocês têm um filho – único, dono da casa e do coração de vocês – mas ele vai na escolinha e não sabe dividir os brinquedos com os amiguinhos da sala de aula. Como resolver isso? Para ajudar, selecionamos algumas dicas elaboradas pela revista Crescer!
Comece entendendo que o hábito de dividir objetos – assim como a atenção das pessoas! – se desenvolve naturalmente na criança, mas exige paciência. Afinal, o pequeno pode demorar a entender que precisa dividir uma coisa que sabe ou acredita ser somente dela. É normal que até os seis anos as crianças não queiram emprestar ou dividir um brinquedo. A melhor forma de estimular essa divisão é fazer com que o contato e a troca ocorra com crianças da mesma idade, seja na escola, em um parque ou um clube.
Vá com calma pois, como dissemos antes, é um processo natural. Insistir e cobrar a criança não ajuda! Dar possibilidades à criança ajuda: sugira que ela divida o brinquedo ou troque de atividade para uma brincadeira conjunta, por exemplo. Mas nunca resolva a situação pela criança, ela precisa participar para entender o que está acontecendo. E lembre-se de dar o exemplo: mostre que vocês também dividem e emprestam as suas coisas, mesmo que somente entre o casal ou amigos mais chegados.
Para estimular a criança a dividir, você também pode:
– Fazer uma limpeza, mesmo que anual, e separar o que seu filho não usa mais. Ele deve participar deste momento de organização e saber para onde vão seus objetos antigos: para a reciclagem ou para doação;
– Se for receber crianças em casa, explique ao seu filho que elas vão querer brincar com as coisas dele. Diga a ele que será uma atitude legal, até porque quando ele for à casa dos amiguinhos, também brincará com as coisas deles;
– vocês vão juntos comprar o presente de aniversário de um amiguinho e seu filho também quer um presente? Explique a ele que aquele presente do coleguinha será dado porque é uma data especial e que ele também ganhará vários presentes quando estiver de aniversário. Com isso, a criança aprende que não é porque o outro vai ganhar algo que ela também precisa ganhar.