Blog :: Xalingo

Ajude a incrementar o vocabulário das crianças – parte 1

As palavras são nossas principais ferramentas de comunicação. Quanto melhor seus filhos articularem seus pensamentos, mais sucesso eles terão nos resultados da escola e, possivelmente, na vida. Por isso, hoje vamos indicar duas maneiras que você tem para ajudar os pequenos a ampliarem o vocabulário desde cedo:

Faça o que vem naturalmente – falar!

Você provavelmente já ouviu isso antes: evite falar como um bebê, mesmo que seja na conversa com uma criança. Mas também não precisa falar com elas como um adulto defendendo uma tese de doutorado. Use frases simples e enfatize pensamentos com repetição: “Estamos andando de carro. Vamos andar com o papai e a mamãe de carro. João (use o nome de criança) anda no carro”.

Conforme eles ficarem mais velhos, inclua outras informações e dê um sentido mais amplo das coisas que eles vêem. “Está vendo aquele pássaro? O nome dele é beija-flor! Por que você acha que ele tem esse nome? “.

Seja organizado ao ensinar uma nova palavra. Comece com uma palavra que ele já conhece e reconhece e, em seguida, insira um sinônimo: “É verdade, como é lindo este pássaro! Mas você sabe por que as aves conseguem voar e nós não? “.

Também é importante enriquecer a aprendizagem experiencial de seu filho, preparando-os antes do tempo. Se vocês vão ao zoológico, um museu, uma loja mesmo, fale sobre o que você vai ver e fazer. E reforce estas palavras durante o evento. Conectar os conceitos e a experiência é uma forma simples de fixar as novas palavras!

Cante!

Quem nunca lembrou de várias palavras simplesmente ouvindo as primeiras notas de uma canção? Então, aproveite estas associações. Aumente o vocabulário do seu filho cantando músicas tradicionais, as que você mais gosta ou composições próprias, focadas em assuntos relacionados a rotina da família. A música também pode ser usada para reforçar o idioma da criança ou ensinar outras línguas de forma mais divertida e leve.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *