Blog :: Xalingo

Como melhorar o desenvolvimento motor de crianças com síndrome de Down?

Estima-se que no Brasil existam 300 mil pessoas com a síndrome, entre crianças, jovens e adultos, de acordo com dados do Projeto Down – Centro de Informação e Pesquisa da Síndrome de Down.

A síndrome de Down, também conhecida por Trissomia do cromossomo 21, é um distúrbio genético provocado por uma divisão anormal das células, gerando um cromossomo extra no vigésimo primeiro par do indivíduo. Como consequência, acaba surgindo um atraso no desenvolvimento motor e intelectual, com graus de intensidade que variam de pessoa para pessoa.

Portanto, é muito importante que a criança comece a ser estimulada desde cedo para ter a melhor qualidade de vida possível. Quando estimulados e bem acompanhados, a vida dos pequenos é muito especial e repleta conquistas.

Vamos então conhecer atividades que podem ajudar a melhorar o desenvolvimento motor de crianças com síndrome de Down, mas é importante registrar que mais interessantes ainda são as orientações de um especialista.

1. Atividades de terapia ocupacional

A terapia ocupacional contribui muito para o desenvolvimento motor de crianças com síndrome de Down. Essa área da saúde é realizada por um terapeuta ocupacional, que tem como objetivo trabalhar habilidades em pessoas com dificuldades de desenvolvimento.

Nas crianças com síndrome de Down, o terapeuta pode ajudar no desenvolvimento de tarefas do dia a dia, como usar os talheres na hora de comer, o copo na hora que a sede vem, aprender usar o banheiro e, ainda, brincar com os brinquedos apropriados para a idade.

Além disso, os pequenos também podem aprender a se relacionar melhor com a família e com o ambiente em que vivem, conquistando mais confiança.

2. Brincadeiras e atividades físicas

Estimular o desenvolvimento motor de crianças com síndrome de Down através de brincadeiras é uma das melhores formas, principalmente, quando envolvem a prática de atividades físicas.

Sejam brincadeiras no parque ou pracinha do bairro, sejam aulas de natação ou dança, são atividades que fortalecem os músculos e melhoram a postura, além do conhecimento do próprio corpo.

Essas atividades trazem outro grande benefício além do desenvolvimento motor: socialização e desenvolvimento afetivo, oportunidades fundamentais no processo de crescimento.

3. Atividades manuais

O desenvolvimento motor das crianças com síndrome de Down também pode ser estimulado com atividades manuais, como artesanato, pintura, reciclagem e jogos (como de encaixe e montagem, por exemplo).

São atividades perfeitas para o desenvolvimento da chamada coordenação motora fina – a capacidade de fazer movimentos coordenados –, pois essas atividades treinam o controle dos músculos finos.

Além da coordenação, as atividades manuais ajudam a ampliar a concentração, a criatividade e a descoberta de novas habilidades. Para esse fim, a Xalingo tem vários brinquedos especiais. Um deles é a Fazendinha Playset,
um quebra cabeça tridimensional 3D para construção de uma fazendinha e seus componentes (celeiro, moinho, hortas, animais etc).

4. Fisioterapia para o desenvolvimento motor

Se realizada desde o nascimento, a fisioterapia auxilia no fortalecimento muscular dos bebês, ajudando muito nos primeiros movimentos, como sustentar o pescoço, engatinhar, sentar e ficar em pé.

Porém, é importante que a fisioterapia seja autorizada e encaminhada pelo médico da criança, pois existem casos em que a síndrome de Down está associada a alguma doença do coração (cardiopatia). Nesse caso, a criança deve tratar o problema primeiro para depois iniciar a fisioterapia.

Após essas 4 dicas de atividades que melhoram o desenvolvimento motor de crianças com síndrome de Down, é fácil perceber como elas podem e devem ser estimuladas, não é mesmo?

É também essencial que essas crianças tenham acesso aos seus direitos essenciais: crescerem com saúde, integradas na sociedade e muito felizes!

Fonte:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *