Blog :: Xalingo

A importância do desenvolvimento da empatia na infância

Ter empatia significa a ação de se colocar no lugar do próximo, certamente seus pequenos já viveram situações durante a rotina no qual se viram no lugar de um coleguinha. Ainda que não compreendam, é essencial que os pais orientem as crianças sobre a empatia e a importância de se colocar no lugar do outro. Dessa forma, eles crescerão contribuindo para um mundo melhor, com mais gentileza e cuidado. 

Na infância podemos perceber que os pequenos possuem maior sensibilidade ao lidar com o próximo, mesmo assim, é importante que o desenvolvimento da empatia seja incentivado pelos pais e escola durante essa fase. Os primeiros anos são a fase em que as crianças estão em processo de descoberta e formando suas personalidades e comportamentos. 


Pensando nisso, listamos algumas atitudes que os papais podem tomar para ajudar no desenvolvimento da empatia na infância. 

Seja um bom exemplo 

Durante a primeira infância as principais influências na vida dos pequenos são os pais, eles são aqueles em que vão se inspirar e seguir os comportamentos, até desenvolverem os seus próprios. Por isso, é essencial que os pais sejam um bom exemplo para as crianças, que sejam empáticos e passem esses valores desde cedo. 


Estimule a convivência social da criança 

Estar inserido em um ambiente social, com novas pessoas e ambientes, vai ajudar seu pequeno a colocar em prática aquilo que ele aprendeu sobre empatia, podendo compreender como isso é importante para a convivência com os coleguinhas, como também olhar e entender o mundo ao seu redor.  Além de estimular a criança a conviver com situações diversas, que vai auxiliar na tomada de decisões no futuro.  


O diálogo é essencial nesse processo 

Conversar com as crianças é sempre um bom caminho, elas precisam que os pais expliquem aquilo que querem passar. O diálogo vai ajudar os pequenos a compreender como seus atos podem impactar o próximo, assim como a importância de se colocarem no lugar do outro, eles devem entender o que é a empatia e como podem colocá-la em prática no seu dia a dia. 


Ajude-os a entender seus sentimentos 

Estar ao lado dos filhos nos momentos adversos vai ajudar para que eles aprendam a lidar melhor com seus sentimentos, é também fundamental para que se sintam seguros para enfrentar seus problemas. Auxiliar as crianças a lidar com o que sentem é essencial para que se tornem adultos com inteligência emocional e uma pessoa mais propensa a compreender o sentimento do próximo e a se colocar no lugar do outro. 


A participação e orientação dos pais nessa fase da infância é essencial na criação dos pequenos, dessa forma, eles crescerão com maior consciência sobre a empatia e a importância dela, e vão contribuir para um mundo melhor, com mais respeito e cuidado com o próximo.


Seguindo essa linha educativa, a Xalingo desenvolveu brinquedos que estimulam a empatia e ajudam as crianças a entender os sentimentos e expressões do outro. Confira na nossa linha educativa TDAH.

Quebra-Cabeça de Encaixe Expressões

O Quebra-cabeça de Encaixe Expressões, é um brinquedo que incentiva as crianças a expressarem seus sentimentos de forma divertida, desenvolvendo o seu raciocínio lógico e a coordenação motora fina. 

Adquira o QUEBRA-CABEÇA DE ENCAIXE EXPRESSÕES e outros produtos da linha acessando nosso SITE.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *