Blog :: Xalingo

Como ajudar um aluno com TDAH?

Qual professor não conhece os perfis de aluno “ligado na tomada” ou “no mundo da lua”, que nunca terminam as lições, entregam as provas em branco, fazem bagunça o tempo todo, não conseguem ficar sentado e ainda contagiam os colegas? São alunos que vivem olhando para o nada e não prestam atenção nas aulas. Em uma avaliação superficial, podem ser vistos como “indisciplinados”, “desobedientes” ou “preguiçosos”. Porém, esse “aluno-problema” pode sofrer de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

O que é TDAH?

Segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção, o TDAH é um transtorno neurobiológico, que aparece na infância e, frequentemente, acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por alterações nos neurotransmissores da parte frontal do cérebro, zona que regula a memória, a concentração, a organização e o autocontrole, modificando o comportamento da pessoa. O indivíduo TDAH apresenta sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Ainda não está determinada se a causa do problema é genética ou ocorre devido a fatores externos (ambiente doméstico, problemas na gravidez ou ingestão de substâncias potencialmente tóxicas, por exemplo).

Sintomas e tipos

Geralmente, o transtorno é diagnosticado já na infância. O TDAH é classificado em três tipos: hiperativo, desatento e impulsivo. Dessa forma, crianças podem apresentar comportamentos diferentes e serem diagnosticadas com TDAH.

Tipo desatento – A criança é dócil, mas não consegue prestar atenção nas matérias e se dispersa facilmente. Cansa rapidamente de uma atividade, distrai-se com qualquer interrupção e demora para voltar a se concentrar na tarefa anterior. Se esquece facilmente das coisas e costuma ter problemas de relacionamento com os demais.

Tipo hiperativo – A criança é “elétrica” e apresenta a maioria dos sintomas do tipo desatento, mas também dificuldades para relaxar. Não consegue ficar quieta por muito tempo: se está sentada, fica mexendo as mãos e os pés. Sempre está se levantando, andando pela classe, perturbando os colegas ou pedindo para sair da sala sob qualquer pretexto.

Tipo impulsivo – A criança também apresenta sintomas dos tipos anteriores, além de demonstrar impaciência e agressividade. Não sabe esperar sua vez, interrompe a conversa de outras pessoas, está sempre correndo, não espera o professor terminar a pergunta para responder, não termina as lições ou deixa para fazer tudo em cima da hora.

Diagnóstico

É feito por um médico especializado, normalmente neurologista ou psiquiatra. A criança com TDAH tem dificuldades para se adaptar às rotinas, por isso os sintomas não costumam ser notados até ela alcançar a idade escolar. Assim, a observação atenta do professor é importante para o diagnóstico. Alguns indivíduos só são diagnosticados com o transtorno quando adultos, principalmente os que possuem o TDAH do tipo desatento.

Como ajudar o aluno com TDAH?

Não é uma tarefa fácil, mas é possível! Mesmo que exija paciência e cooperação por parte de pais, médicos e educadores. Com a medicação apropriada, geralmente o aluno apresenta grande melhora nos sintomas. Porém, algumas atitudes simples, em sala de aula, podem auxiliar bastante o aluno a reter os conteúdos satisfatoriamente, bem como apresentar um comportamento mais adequado.

Criar rotinas – Crianças com TDAH precisam de rotinas para se sentirem calmas e seguras. Deixe a rotina diária escrita em um local visível da sala e, se for necessário fazer algo diferente do estipulado, avise à criança com antecedência.

Fazer combinados – A criança deve ter consciência das coisas que pode ou não fazer em sala. Repreenda o mau comportamento, mas lembre-se de valorizar o bom. Crianças com TDAH costumam ter problemas de autoestima, então procure sempre incentivá-las.

Diversificar as atividades – As crianças com esse tipo de transtorno não conseguem focar sua atenção em algo por muito tempo. Considere isso quando for planejar as atividades em sala de aula.

Afastar o aluno do barulho – Ficar perto de portas, janelas ou no fundo da classe pode distraí-lo. Procure fazer com que ele se sente no meio da sala ou nas primeiras carteiras, onde a possibilidade de distrações é menor.

Manter contato constante com a família – Os educadores e os pais devem ter contato frequente, trocando ideias, experiências e avaliando os progressos do aluno, bem como o que pode ser feito para ajudá-lo e incentivá-lo ainda mais.

Durante muito tempo, alunos com TDAH foram vistos como “crianças-problema” e desvalorizados em suas reais capacidades. Assim eram impedidos de progredir. Atualmente, o professor não deve rotular os alunos “difíceis”. Deve buscar, com a família e a direção da escola, os meios de ajudá-los, verificando se possuem TDAH ou alguma outra dificuldade. É importante procurar soluções para que os alunos possam progredir socialmente e participar plenamente do processo de aprendizagem.

Aproveitamos o tema para divulgar que a Xalingo Brinquedos lançou no mercado uma linha de produtos especialmente desenvolvida para estimular a concentração, a criatividade, a paciência e o autocontrole das crianças. Confira: 

Fontes:

https://www.mundobrink.com/blog/2016/03/voce-sabe-o-que-e-tdah-e-como-ajudar-um-aluno-com-esse-tipo-transtorno

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *