Blog :: Xalingo

Filmes que ensinam seu filho a cuidar do planeta

O cinema pode ser um ótimo aliado na educação das crianças, pois oferece uma oportunidade para os pais falarem de assuntos importantes, de forma descontraída e sem parecer que estão dando algum tipo de sermão.

Para falar sobre o tema meio ambiente, existem muitos filmes que abordam, de maneira criativa e emocionante, os problemas ambientais do planeta e como o ser humano deveria cuidar dele.

A seguir, a Xalingo apresenta uma seleção especial para você assistir com os seus filhos.

WALL – E

No ano de 2805, a Terra virou um depósito gigante de lixo, com recursos naturais esgotados e sem condições para vida humana – resultado de décadas de consumismo em massa. WALL – E, um robô compactador de resíduos que gosta de colecionar objetos inúteis (como lâmpadas, patinhos de borracha e troféus) é o último habitante do planeta. Quando WALL – E descobre uma pequena planta crescendo entre o lixo e a leva para casa, uma espaçonave aterrissa e implanta EVA – um robô de última geração enviado pela nave estelar da BNL, onde vivem alguns humanos refugiados, com a missão de procurar sinais de vegetação na Terra. É o início de uma grande aventura.

Os sem floresta 

Após despertar de um longo período de hibernação, um grupo de animais da floresta encontram uma enorme cerca ao redor de seu habitat e ficam assustados. Até que guaxinim R.J. revela que foi construída uma cidade ao redor da floresta em que vivem e que, agora, ocupa apenas um pequeno espaço. Intrigados com as comidas dos humanos, os animais resolvem cruzar a fronteira, metendo-se em diversas confusões.

Vida de Inseto

O mundo das pequenas criaturas ganha tons fantásticos nesta animação computadorizada da Disney que conta história da formiga Flik e seu exército de insetos que fazem de tudo para defenderem sua colônia de maldosos gafanhotos, que todos os anos roubam a comida da comunidade.

Loráx: em busca da trúfula perdida

O filme conta a história de um menino que vive em uma cidade onde a natureza desapareceu e tudo passou a ser controlado pela tecnologia. Ao descobrir que o único desejo da sua amada era ver uma árvore de verdade, ele se lança em uma aventura que o leva a conhecer Loráx, uma curiosa criatura de cor laranja que luta para preservar a floresta encantada onde mora.

O Grande Milagre 

Estrelado por Drew Barrymore, o filme relembra a história do resgate de três baleias-cinzas, em 1988, no Alasca, protagonizada por uma ativista do Greenpeace e um repórter. Ambientada em plena Guerra Fria, a trama leva superpotências mundiais rivais a se unirem para salvar os animais, que ficam presos sob placas de gelo no Ártico.

Procurando Nemo

Animação em que Marlin, um peixe-palhaço, perde quase toda a família durante o ataque de um uma barracuda e torna-se um pai super protetor de seu único filho, Nemo. Esse sempre se envergonha do jeito que o pai lhe trata na frente dos coleguinhas e, para provar que pode cuidar de si, resolve nadar em mar aberto. É capturado por mergulhadores e levado para Sydney, onde é vendido para um dentista que tem um aquário. Decidido a encontrá-lo, Marlin nada por todo o oceano, enfrentando todo tipo de perigo ao lado de Dory, um peixinho-fêmea muito simpático, mas com um grave problema de perda de memória recente.

Rio

Dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha, Rio conta as aventuras de Blu, uma arara azul em extinção que vive uma vida tranquila no interior dos Estados Unidos. Até que, a convite de um cientista, muda-se para o Rio de Janeiro com a sua amada dona para procriar com a única arara de sua espécie ainda existente, Jade. Ela é um espírito livre e detesta ficar engaiolada, implicando com Blu logo que o conhece. Quando o casal é capturado por uma quadrilha de tráfico de aves raras, eles precisam unir forças para escapar do cativeiro.

Happy Feet – O Pinguim 

Quanto Mumble, um pinguim recém-nascido, descobre que não sabe cantar, todos ao seu redor ficam preocupados, afinal na nação dos pinguins Imperador, todos vivem basicamente para cantar. Mas Mumble tem outro talento – ele sabe dançar sapateado como ninguém. Rejeitado pela sua comunidade, inicia uma jornada em que trava amizade com um grupo exótico de pequenos pinguins Adelies e descobre a razão da escassez de peixe no oceano, que ameaça a sobrevivência da vida na Antártida.

O Rei Leão 

Um clássico da Disney que ganhou versão 3D em 2011. Neste filme, Mufasa e sua esposa Sarabi, rei e rainha, apresentam ao reino o herdeiro do trono, Simba. O recém-nascido recebe a bênção do sábio babuíno Rafiki, mas ao crescer é envolvido nas artimanhas de seu tio Scar, o invejoso e maquiavélico irmão de Mufasa, que planeja livrar-se do sobrinho e herdar o trono. Rei Leão passa a mensagem de que, no mundo, tudo está conectado e é parte do ciclo da vida.

Bambi

O filme é outro clássico se passa numa floresta onde os animais ficam agitados com a notícia do nascimento de um filhote de cervo, Bambi, que foi chamado de “Príncipe da Floresta”, pois seu pai é o cervo mais respeitado da região. Logo ao nascer, o pequeno Bambi conhece Tambor, um coelho que se torna seu grande amigo. Ao longo da história, Bambi cresce, faz amizade com outros animais da floresta, aprende como sobreviver e se apaixona por Falina. Até que um dia chegam caçadores à floresta e matam a sua mãe que o estava ajudando a fugir da perseguição. Daí pra frente, Bambi vai ter que aprender a viver sozinho.

Fonte:

https://exame.com/casual/10-filmes-que-ensinam-seu-filho-a-cuidar-do-planeta/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *