Blog :: Xalingo

Explore poemas nas aulas sobre o Meio Ambiente

Os poemas podem despertar a atenção, encantar e sensibilizar as pessoas, incluindo crianças e adolescentes, sobre qualquer tema.

Existem poemas também sobre o tema meio ambiente e esses deveriam ser trabalhados em sala de aula com os alunos do ensino fundamental e, se possível, com as crianças do ensino infantil.

São conteúdos especiais que resultam em atividades capazes de fazê-los enxergar o quanto é importante cuidar do habitat onde vivemos. 

O fato de poetas escreverem sobre o meio ambiente é muito significativo e, por intermédio desses poemas, é possível sensibilizar e conscientizar não somente os estudantes, mas também seus pais e familiares.

Abordar, sempre que for possível, o tema meio ambiente é algo extremamente necessário, pois vivemos em um planeta onde proteger e cuidar da natureza tornou-se urgente e um dever de todo mundo.

Vamos iniciar a dica da publicação de hoje sugerindo o poema “A folha”, do grande Carlos Drummond de Andrade, que foi um dos principais poetas da segunda geração do Modernismo brasileiro.

A folha

A natureza são duas.
Uma,
tal qual se sabe a si mesma.
Outra, a que vemos. Mas vemos?
Ou é a ilusão das coisas?

Quem sou eu para sentir
o leque de uma palmeira?
Quem sou, para ser senhor
de uma fechada, sagrada
arca de vidas autônomas?

A pretensão de ser homem
e não coisa ou caracol
esfacela-me em frente à folha
que cai, depois de viver
intensa, caladamente,
e por ordem do Prefeito
vai sumir na varredura
mas continua em outra folha
alheia a meu privilégio
de ser mais forte que as folhas.

A Folha é um poema que envolve, de forma bem especial, todos os elementos da natureza.

Após a declamação dessa linda poesia, o professor poderá, além de abordar o tema, falar mais sobre o importante poeta, que foi também contista e cronista, considerado por muitos o mais influente poeta brasileiro do século XX.

Vale a pena também apresentar aos alunos outros poemas, mesmo os menos famosos, como Velho Chico”, de Lizaldo Vieira. Nesse, em específico, podemos observar que existe além de uma homenagem, um pedido de socorro.

Velho Chico

Meu velho Chico
Chico bonito
Chico aflito
Chico sofrido
Chico erosão
Mesmo poluído
Ê mundão d’água bom.

Quem dera um dia.
Chico vida
Chico alegria
Com tanta água
Diluída em nada
Matasse a sede desse sertão.

Ê vidão
Pudesse num grito
Desses aflitos
Mudar esse rito de desilusão.

Preferia São Francisco
Aos corruptos
E políticos
No comando da nação
Ê…mundão d’água bom.

O professor pode procurar e apresentar inúmeros outros poemas, os quais também serão interessantes e valiosos para serem trabalhados em sala de aula, sempre procurando incentivar reflexões sobre o tema e até mesmo produção de textos.

Após fazer a leitura de textos tão especiais, que tal pedir aos alunos para redigirem seus próprios poemas?

Se a escola achar viável, o professor pode até organizar um livro com a produção textual de todos os alunos. Será um registro diferenciado que poderá servir de inspiração para outras turmas e instituições.

Fontes:

https://planosdeaula.novaescola.org.br/educacao-infantil/pre-escola/pesquisando-sobre-animais-dos-biomas-brasileiros/4844

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *