Blog :: Xalingo

Volta às aulas com dicas especiais para um bom desempenho no ano letivo

Chegou a hora de retomar as atividades escolares, período especial que merece muita atenção.

O início do ano letivo é sempre uma oportunidade para estreitar o diálogo entre familiares, professores e alunos.

Sendo assim, é um momento que exige planejamento e muita dedicação.

É possível elaborar atividades estimulantes, atrair a atenção dos alunos e atingir uma ótima performance no ano letivo de 2022?

Confira nossas dicas, cuidadosamente selecionadas:

. Organizar o tempo

Organização é essencial tanto para o professor quanto para os alunos de todas as faixas etárias, mas, principalmente, para aqueles que precisarão se dedicar ainda mais aos estudos e vão prestar vestibular e realizar o Enem em 2023.

Uma dica especial para quem vai estudar para o Enem seria aproveitar os momentos de descanso para realizar atividades culturais em que existe a oportunidade de aprender mais sobre os conteúdos apresentados em sala de aula. Assistir filmes temáticos ou ir a museus e exposições são excelentes reforços.

Para os professores, vale a pena determinar o número de horas diárias dedicadas aos estudos e à elaboração das aulas. Conversar com outros colegas ou basear-se na experiência de anos anteriores para esse planejamento é uma de nossas sugestões.

. Aproveitar ao máximo todo material disponível

É interessante reaproveitar materiais antigos, de anos anteriores, incentivando assim os alunos a buscarem materiais semelhantes em suas casas ou até produtos destinados à reciclagem.

Existem professores que utilizam materiais diversos como aspiradores de pó ou computadores antigos, por exemplo, nas aulas de robótica. Alguns recorrem até aos materiais destinados a serem jogados no lixo.

Organizar feiras de ciências ou de tecnologia é sempre muito interessante, pois estimulam a criatividade e a inventividade, além de possibilitarem várias intervenções sociais – importante tanto para os professores quanto para os alunos.

. Manter os trabalhos dos alunos expostos

Organizar exposições para a apresentação dos trabalhos dos alunos é sempre uma ótima iniciativa, pois faz com que eles se sintam mais motivados e estimulados. Além disso, eles também aprendem a valorizar o que é do outro e conseguem acompanhar o que foi feito por todos, mostrando a importância do trabalho coletivo.

. Valorizar a diversidade

Juntar alunos com saberes diversos e propor atividades em grupo proporciona trocas muito significativas. Para esse fim, os alunos devem ser reunidos não por afinidades e sim por dominarem conhecimentos diferentes, tornando possível aprender e ensinar. Eles precisarão atuar juntos para trocar informações.

Vale lembrar que, atualmente, pais e professores precisam ficar atentos aos cuidados necessários para o retorno às aulas presenciais!

A atenção aos sintomas do Covid-19 na família, em casa, ou nos alunos, nas salas de aula, deve ser redobrada. O uso de máscara deve ser obrigatório (dispensado apenas em crianças menores de três anos) assim como o cumprimento das normas de segurança, exigidas pelos órgãos sanitários, por parte da escola.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *