Blog :: Xalingo

Importância de experimentar diferentes expressões artísticas

Diferente do que imaginamos, apresentar arte às crianças não é um trabalho que demanda um conhecimento artístico profundo. A arte é expressa de infinitas formas no cotidiano. Por exemplo, cantar, recortar e colar, ouvir música e desenhar são meios simples de expressão artística.

É a partir dessa interação com a arte, seja apreciando, experimentando ou praticando, que as crianças conseguem desenvolver um olhar mais sensível, descobrindo diversas maneiras de compreender e representar o mundo.

Esse olhar aguçado é essencial para que as crianças cresçam independentes e empáticas, visto que elas conseguirão enxergar com maior facilidade outras perspectivas da realidade, analisando as situações de forma crítica.

Estimule os pequenos oferecendo materiais

Uma das formas de estimular o contato dos pequenos com a arte é investir em materiais para eles poderem colocar a mão na massa e criar!

As crianças aprendem mais facilmente quando partem para a prática. Essa experimentação dá a sensação de independência, estimulando a criatividade dos pequenos e a coordenação motora, ao movimentar o corpo e manipular objetos e materiais para criar aquilo que eles imaginaram.

Além de estimular a prática, é essencial que o adulto valorize as produções das crianças, demonstrando interesse em saber os motivos do que foi criado. Assim, os pequenos sentem-se- ouvidos e queridos, o que ajuda no desenvolvimento da autoconfiança.

Aprecie diferentes formas de arte junto das crianças

É vivenciando que o desejo por arte se intensifica. Por isso, é essencial investir em programações que estimulem esse conhecimento. Levar os pequenos para visitar museus é uma boa opção, muitas vezes gratuita.

Ao visitar um museu, por exemplo, o adulto pode estimular a criança a registrar as coisas, fazendo com que ela experimente de forma profunda o passeio, expressando o que aprendeu.

Quando os adultos demonstram interesse e frequentam ambientes desse tipo é natural que as crianças desenvolvam admiração pela arte e acumulem conhecimento.

Para cada idade, diferentes formas de experimentar arte

Até 2 anos

Nessa idade, os pequenos gostam de ouvir canções, escutar pequenas histórias, ver ilustrações, sentir materiais com as mãos, modelando massinhas e sentindo texturas, entre outras práticas do tipo.

Até 4 anos

Nessa fase, as crianças adoram experimentar os efeitos de diferentes materiais, seja com giz, lápis, tinta ou com carvão, tanto em papel quanto em outros objetos. Também gostam de ouvir e cantar canções e já acompanham poemas e histórias mais longas, explorando os livros, ilustrações, e até mesmo peças de teatro.

Até 6 anos

Nessa idade os pequenos já conseguem desenvolver melhor os movimentos com as mãos, o que possibilita recortar, colar, costurar, desenhar e pintar com mais facilidade. Eles também pensam mais sobre o que produzem e consomem, acompanhando, por exemplo, peças de teatro e apresentações de músicas, envolvendo-se mais e fazendo perguntas e comentários.

Fonte: https://labedu.org.br/experimentar-e-apreciar-diferentes-formas-de-arte/

E aí, gostaram do tema de hoje? Colocando em prática as nossas dicas, você traz a arte para perto do seu pequeno, o estimulando e encorajando diariamente!



Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *