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Vamos falar sobre a Síndrome de Down?


A Síndrome de Down é uma alteração genética comum na qual as células de uma pessoa têm um cromossomo extra, resultando em diferenças no crescimento e desenvolvimento.

Entre as crianças com Síndrome de Down, o aprendizado e algumas características cognitivas e comportamentais costumam evoluir de forma mais lenta do que a maioria das outras crianças.

Entender as forças e dificuldades destes pequenos garante diferentes abordagens que resultam em uma educação muito mais eficaz para o seu desenvolvimento.

FORÇAS

  • Habilidades sociais

Bebês com Síndrome de Down geralmente são mais sociáveis, que gostam de se comunicar e fazem um bom uso de gestos e outras habilidades não-verbais.

Quando crescem, as crianças continuam se desenvolvendo bem, embora em alguns casos possa surgir comportamentos difíceis, principalmente nos que possuem atrasados maiores no desenvolvimento da linguagem e da fala.

  • Aprendizagem visual

De acordo com pesquisas, as crianças com Síndrome de Down aprendem melhor quando podem ver as coisas, portanto utilizar ilustrações, imagens, gestos e objetos garante maior eficácia ao aprendizado.

  • Leitura de palavras

A leitura é essencial para o desenvolvimento vocabulário e linguístico das crianças, em especial às com Síndrome de Down, que podem desenvolver habilidades de leitura antes do esperado.

DIFICULDADES

  • Habilidades motoras motor

Devido ao ritmo mais lento em crianças com Síndrome de Down, o desenvolvimento motor pode ter atrasos que reduzem as chances de as crianças explorarem tudo ao seu redor e afetam diretamente o desenvolvimento cognitivo.

  • Expressões, gramática e fala

A linguagem falada pode ser uma das afetadas pelo atrasado de aprendizado de crianças com Síndrome de Down, como dominar estruturas de frases e gramática e dificuldades específicas em desenvolver uma produção de fala clara.

Este atrasado afeta o desenvolvimento cognitivo, já que grande parte do aprendizado durante as nossas vidas acontece por meio da linguagem.

  • Memória verbal de curto prazo

A memória de curto prazo é o sistema de memória imediata que mantém as informações “na mente” por curtos períodos de tempo e apoia todo o aprendizado e todas as atividades cognitivas. Possui componentes separados especializados para processamento de informações visuais ou verbais.

Crianças com Síndrome de Down podem ter dificuldades com a memória verbal de curto prazo, que são aquelas que ficam na mente por curtos períodos de tempo e apoiam o aprendizado.

Por ter dificuldade em reter e processar informações verbais, acaba se tornando mais difícil que essas crianças aprendam novas palavras, frases e do entendimento da linguagem falada, afetando diretamente o aprendizado em sala de aula.

Embora crianças e adultos com esta alteração são capazes de absolutamente tudo, infelizmente a maioria das pessoas ainda não conhece ou entende as condições da Síndrome de Down, e esperamos que nossas informações sirvam para disseminar as informações e conhecimentos.

Fonte: https://fofuuu.com/blog/criancas-com-sindrome-de-down/

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