A Síndrome de Down é uma alteração genética comum na qual as células de uma pessoa têm um cromossomo extra, resultando em diferenças no crescimento e desenvolvimento.
Entre as crianças com Síndrome de Down, o aprendizado e algumas características cognitivas e comportamentais costumam evoluir de forma mais lenta do que a maioria das outras crianças.
Entender as forças e dificuldades destes pequenos garante diferentes abordagens que resultam em uma educação muito mais eficaz para o seu desenvolvimento.
FORÇAS
- Habilidades sociais
Bebês com Síndrome de Down geralmente são mais sociáveis, que gostam de se comunicar e fazem um bom uso de gestos e outras habilidades não-verbais.
Quando crescem, as crianças continuam se desenvolvendo bem, embora em alguns casos possa surgir comportamentos difíceis, principalmente nos que possuem atrasados maiores no desenvolvimento da linguagem e da fala.
- Aprendizagem visual
De acordo com pesquisas, as crianças com Síndrome de Down aprendem melhor quando podem ver as coisas, portanto utilizar ilustrações, imagens, gestos e objetos garante maior eficácia ao aprendizado.
- Leitura de palavras
A leitura é essencial para o desenvolvimento vocabulário e linguístico das crianças, em especial às com Síndrome de Down, que podem desenvolver habilidades de leitura antes do esperado.
DIFICULDADES
- Habilidades motoras motor
Devido ao ritmo mais lento em crianças com Síndrome de Down, o desenvolvimento motor pode ter atrasos que reduzem as chances de as crianças explorarem tudo ao seu redor e afetam diretamente o desenvolvimento cognitivo.
- Expressões, gramática e fala
A linguagem falada pode ser uma das afetadas pelo atrasado de aprendizado de crianças com Síndrome de Down, como dominar estruturas de frases e gramática e dificuldades específicas em desenvolver uma produção de fala clara.
Este atrasado afeta o desenvolvimento cognitivo, já que grande parte do aprendizado durante as nossas vidas acontece por meio da linguagem.
- Memória verbal de curto prazo
A memória de curto prazo é o sistema de memória imediata que mantém as informações “na mente” por curtos períodos de tempo e apoia todo o aprendizado e todas as atividades cognitivas. Possui componentes separados especializados para processamento de informações visuais ou verbais.
Crianças com Síndrome de Down podem ter dificuldades com a memória verbal de curto prazo, que são aquelas que ficam na mente por curtos períodos de tempo e apoiam o aprendizado.
Por ter dificuldade em reter e processar informações verbais, acaba se tornando mais difícil que essas crianças aprendam novas palavras, frases e do entendimento da linguagem falada, afetando diretamente o aprendizado em sala de aula.
Embora crianças e adultos com esta alteração são capazes de absolutamente tudo, infelizmente a maioria das pessoas ainda não conhece ou entende as condições da Síndrome de Down, e esperamos que nossas informações sirvam para disseminar as informações e conhecimentos.
Fonte: https://fofuuu.com/blog/criancas-com-sindrome-de-down/
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