Blog :: Xalingo

Brincadeiras que incentivam a alfabetização



Aprender a ler e a escrever é o início de muitas descobertas e conexões das crianças com o mundo. E claro, por meio da diversão é muito mais fácil que os pequenos aprendam as letras e números do que os pedindo para escrever e repetir letras e palavras que eles ainda nem entendem direito.

Existem muitas dinâmicas e brincadeiras para incentivar a alfabetização e estimular os pequenos de forma com que eles aprendam se divertindo e criando conexões com a família toda.

Qualquer brincadeira que envolva sons e palavras podem auxiliar na alfabetização, mas para ajudar ainda mais, trouxemos algumas ideias que os pequenos vão amar.

Contação de Histórias

Uma das mais simples e mais conhecidas brincadeiras que ajudam na alfabetização, afinal, contar histórias aumenta o vocabulário das crianças e estimula a paixão pela leitura.

Mas nem sempre é preciso dos livros para isso. Você pode contar uma história popular que você se lembra decor, alguma história engraçada que você viu em algum lugar ou até utilizar fantoches e bonecos para criar novas histórias.

A Xalingo tem alguns produtos educativos que podem auxiliar e divertir, como o Minha Escolinha: História Pirata
https://www.lojaxalingobrinquedos.com.br/65610-historia-pirata-minha-escolinha/p

Jogo da memória

Este jogo super tradicional é uma boa opção para divertir adultos e crianças, mas principalmente ajudar na alfabetização dos pequenos, principalmente se o jogo utilizar letras e palavras.

Você pode criar um jogo onde metade das fichas são as letras do alfabeto e as outras são desenhos que comecem com cada uma destas letras.

A Xalingo tem alguns Jogos da Memória que ajudam na alfabetização, inclusive em outros idiomas, como o Minha Escolinha: Figuras e Palavras
https://www.lojaxalingobrinquedos.com.br/51454-memoria-figuras-palavras-minha-escolinha/p

Jogo da forca

Esta brincadeira precisa apenas de papel e lápis, pois ela consiste apenas em adivinhar uma palavra secreta por meio de suas letras e, a cada erro, uma parte do bonequinho é desenhado na forca.

Para começar, é interessante usar palavras que os pequenos já conhecem bem e que sejam simples, desta forma eles acertam mais e com o tempo não se incomodam em errar, quando você aumentar aos poucos o nível de dificuldade das palavras.

Rimas

Mais do que aprender as letras, é importante incentivar a alfabetização com uma brincadeira que ensine a língua portuguesa e tenha algo que as crianças adoram: rimas.

É sempre divertido quando os pequenos descobrem palavras que rimam umas com as outras, sejam em poesias, músicas ou brincadeiras, e este jogo pode ser feito de forma fácil e em qualquer lugar, como dentro do carro.

Basta perguntar às crianças o que rima com as palavras que elas costumam usar no dia a dia, como: bola, balão, gato, escola, entre outras.

E aí, gostaram das dicas?
Além destas, existem muitas outras brincadeiras e dinâmicas que podem auxiliar na alfabetização das crianças e a Xalingo conta com uma linha completa de brinquedos educativos que ensinam e divertem.


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *