Blog :: Xalingo

A segurança das crianças no mundo digital

O mundo está cada vez mais conectado e a era digital tomou conta do nosso dia a dia.

Enquanto os pais passaram pela transição de épocas, tendo que aprender a viver em um mundo cada vez mais tecnológico, as crianças de hoje nasceram e cresceram conectados à internet, sendo essencial que os responsáveis se preocupem não apenas com a segurança física dos pequenos, mas também cuidem da sua proteção no mundo digital.

Os pais devem servir de guias e mentores para que a vivência na internet sirva como instrumento de aprendizagem saudável e segura, mas para esta missão é importante conhecer as ferramentas que podem ajudar na hora de evitar incidentes.

Primeiramente, é essencial garantir que os dispositivos estejam protegidos com senha para que as crianças não possam acessar sozinhas sem um adulto por perto. Existem alguns softwares que ajudam a controlar os acessos, conhecidos como “control parental”, que podem ser utilizados até os 14 anos.

Depois é importante iniciar conversas sobre a segurança online e os limites, como não falar com estranhos e evitar o uso de celulares e computadores por muito tempo. A ideia é que eles entendam que não é apenas controle, mas sim uma forma de protege-los.

É necessário garantir que as crianças tenham acesso a conteúdo para sua idade, como áreas “kids” de alguns serviços, como YouTube e streamings.

Conforme eles crescem, é possível ir diminuindo alguns limites e deixar que eles tomem decisões, mas sempre com responsabilidade e segurança.

Tipos de ameaças do mundo digital

Grooming

Ações deliberadas por parte de um adulto para com um menor, que podem ocorrer por redes sociais, mensagens de texto, salas de chat, páginas de jogos online, entre outras. Essas ações tem o objetivo de ganhar a amizade das crianças e abusar sexualmente dela.

Cyberbullying

Ato de assediar e perseguir uma pessoa por meio de redes sociais, sites, fóruns, utilizando imagens, declarações, vídeos e outros conteúdos que afetam diretamente as crianças, resultando em traumas e fobias.

Sexting

Envio de imagens ou vídeos de cunho sexual por meios digitais, principalmente em serviços que permitem fotos e vídeos, como Snapchat, WhatsApp, entre outros.

Sabendo usar corretamente, a tecnologia é uma importante aliada na educação.

A internet e a tecnologia são excelentes ferramentas para ajudar na educação e desenvolvimento das crianças, pois elas aprendem, brincam e interagem com o mundo.

Apesar de parecer uma tarefa difícil, por meio da comunicação, da supervisão e das ferramentas adequadas, é possível ficar tranquilo para que os pequenos desfrutem do mundo digital com segurança e de forma muito proveitosa para o futuro.

Fonte: https://fofuuu.com/blog/guia-de-protecao-infantil-online/

O conteúdo foi útil? Compartilhe com seus amigos e familiares! E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, curta nossa página no Facebook e siga-nos no Instagram.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *