Blog :: Xalingo

A importância de brincar e usar a imaginação

Para nós, adultos, a brincadeira normalmente é associada a situações que não precisam ser levadas a sério e que resultam em perda de tempo. Porém, estudos afirmam que a felicidade está no ato de brincar, mesmo quando mais velhos.

Quando se trata das crianças, brincar é essencial para o seu desenvolvimento, além de ser um direito garantido pelos Direitos da Criança, adotados pela ONU desde 1959.

O que é a brincadeira?

Para as crianças, a brincadeira é um momento onde elas criam situações em que ainda não viveram ou que simplesmente viram em algum lugar, como o cotidiano dos adultos. A partir disso, elas constroem uma nova realidade e interpretam papéis diferentes do seu dia a dia.

Esse processo ajuda no desenvolvimento e crescimento da criança por meio experiências que ela terá no futuro, além de ser uma mostra da percepção que ela tem do mundo.

Brincar com a imaginação

A hora de brincar é o primeiro contato que a criança tem com sua criatividade, que é uma das principais características humanas. Através da imaginação, os pequenos criam histórias, situações e cenas que ajudam a entender o mundo e crescer em meio à nossa sociedade.

Como criar ambientes para brincar?

Não é preciso ter muitos brinquedos para que a criança brinque, basta um ambiente que desafie sua imaginação. Seja em lugares diferentes, como jardins e parques, onde elas não estão acostumadas e, a partir daí, precisam exercitar sua criatividade para encontrar novas formas de brincar.

É importante também deixar a criança brincar sozinha, sem que um adulto interfira em suas ações, pois eles criam suas próprias narrativas transformando tecidos, alimentos, embalagens e objetos em personagens de suas próprias histórias, assim desenvolvendo repertório e memórias importantes para a vida adulta.

Fonte: https://blog.playkids.com/a-importancia-de-brincar/

O conteúdo foi útil? Compartilhe com seus amigos e familiares! E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, curta nossa página no Facebook e siga-nos no Instagram.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *