O verão começou nessa segunda-feira, dia 21/12, mas seus sinais já estão sendo sentidos há algumas semanas. Aí, não tem outra: o ar-condicionado é necessário. Mas quando a conta chega, no final do mês, o aumento da luz é nítido. Com estas dicas, você vai conseguir economizar. Confira!
1) Temperatura do ar
Mantenha o aparelho ligado em 23°C. Isso porque ela é a mais econômica. Por mais que a impressão seja de que, quanto mais baixa for a temperatura, mais rapidamente ocorrerá o resfriamento, essa é uma ideia errônea.
Quando você passa a temperatura do ar de 17°C para 23°C, por exemplo, a economia pode chegar a 50%. Isso acontece por dois motivos: o primeiro deles é que existe uma redução da diferença de temperatura entre o ambiente interno e o externo, fazendo com que o ar-condicionado trabalhe menos. E, em segundo lugar, porque aumenta a diferença de temperatura de troca entre o fluido e o ar do ambiente, o que faz com que a quantidade de calor trocado aumente.
Ficou curiosa? Faça o teste por apenas dois dias. Basta anotar a posição do relógio de luz e colocar a temperatura ar condicionado em 17°C. Anote novamente pela manhã a nova posição. Repita na noite do dia seguinte, dessa vez com a temperatura a 23°C. Anote de novo pela manhã e compare ambas as anotações.
2) Modelos inverter
Os modelos inverter refrigeram de forma constante e com economia. Isso porque a temperatura no ambiente tende a ser mais constante, já que o compressor funciona em rotação variável e contínua. Isso resulta em maior conforto, menor nível de ruído e menor consumo energético, chegando até 40% de economia em relação aos aparelhos convencionais.
3) Ambientes fechados
Esta talvez não seja novidade para você, mas a dica é sempre válida: mantenha o ambiente que você quer refrescar fechado. Isso inclui portas, janelas e até mesmo a cortina, evitando que o sol entre com tanta intensidade no ambiente.
Bônus
Além dessas dicas essenciais, existem alguns macetes caseiros que podem te ajudar a economizar e a não passar calor nesse verão. Um deles é colocar um ventilador em frente ao ar-condicionado e esperar ele espalhar o ar gelado por todo o cômodo. Outro macete é mais antigo, mas funciona: um balde com gelo em frente ao aparelho realmente ajuda a resfriar o ambiente com mais rapidez. E é também aconselhável combinar o uso de ar-condicionado com climatizadores.
Gostou das dicas? Então comente abaixo! E se tiver mais dicas para economizar com o ar nesse verão, compartilhe conosco 😉
– – – –
E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube.
– – – –
Créditos da imagem: Freepik
Fontes: Dufrio | Frigelar