Blog :: Xalingo

Você sabe quando fazer o teste de gravidez?

Muitas mulheres têm dúvida sobre quando é o melhor momento para fazer o teste de gravidez. Se você é uma delas, descubra agora a resposta e também qual o teste mais eficaz.

O momento certo para se fazer o teste de gravidez está totalmente relacionado a qual exame será realizado: o teste de farmácia (feito com a urina) ou o exame de sangue. Ambos são seguros, pois medem a quantidade do hormônio gonadotrofina coriônica humana (hCG). Esse hormônio só é produzido no corpo durante a gravidez ou quando estão sendo utilizados determinados medicamentos para a fertilidade, por exemplo.

Como os testes de gravidez funcionam

Teste de gravidez de farmácia

Os testes de gravidez de farmácia detectam se há hCG na sua urina e, de acordo com a marca, alguns são mais sensíveis que outros.

Os mais sensíveis detectam níveis de até 20 IU/l de hCG na urina, enquanto os outros são a partir de 50 IU/l. Normalmente, os testes mais caros são os com maior sensibilidade, porém isso não é uma regra.

Estes mais sensíveis conseguem detectar a gravidez cerca de 12 dias após a ovulação. Ou seja: alguns dias antes de o atraso menstrual ocorrer. Mas, o mais garantido, é fazer o exame pelo menos a partir do primeiro dia de atraso (em torno de 14 dias após a ovulação).

Caso dê positivo, de acordo com as instruções do teste, é enorme a possibilidade de você estar grávida. E mesmo se der negativo, ainda existe chances de gravidez, pois talvez ainda não haja quantidade suficiente de hCG na urina para detecção no teste.

Estes níveis de hCG dobram a cada dois ou três dias, portanto, se a menstruação não aparecer, espere alguns dias e tente de novo.

Teste por exame de sangue

O exame de sangue para detectar a gravidez pode ser de dois tipos: qualitativo ou quantitativo. O qualitativo diz apenas se você está ou não grávida (negativo ou positivo), como no teste de farmácia.

O quantitativo mostra exatamente a concentração do hCG no sangue (os exames de sangue medem a subunidade beta do hCG, por isso às vezes são conhecidos apenas como “beta”).

Os exames consideram grávida a mulher que tenha pelo menos 25 IU/l de hCG no sangue.

Se possível, peça para fazer o quantitativo, pois a informação sobre a quantidade de hormônio pode ser útil para seu médico.

O ideal é que o exame de sangue seja receitado pelo médico, mas boa parte dos laboratórios faz o exame mesmo sem pedido médico.

E qual dos testes é o mais preciso?

O exame de sangue. Isso porque ele é mais preciso, já que não depende de outros fatores como a concentração da urina, por exemplo. Ele pode detectar a gravidez a partir de cerca de 12 dias depois da ovulação.

Atenção: Lembre-se de que cada organismo funciona no seu ritmo, e que quase sempre é impossível determinar o dia exato da ovulação.

Pode ser que naquele mês você tenha ovulado mais tarde, e então a fabricação do hormônio, em caso de gravidez, também acontecerá mais tarde.

Se a menstruação não vier, aguarde mais alguns dias e tente de novo. E não deixe de marcar uma consulta com seu ginecologista.

– – – –

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube.

– – – –

Créditos da imagem: Freepik
Fonte: Dr. Eduardo Rosa

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *