Blog :: Xalingo

3 dicas para criar filhos mais otimistas

Todos nós sabemos: a negatividade só atrapalha o processo de desenvolvimento de uma criança, criando a mais insegura e menos propensa a ser feliz. Para que isso não aconteça, o ideal é investir em práticas para que o seu pequeno cresça otimista e seguro. Veja estas 3 dicas para isso!

1) Dê um tempo nas reclamações

Evite ficar reclamando do seu dia de trabalho e dos problemas financeiros na frente das crianças. Você sabe: elas costumam imitar as nossas atitudes. Ao invés disso, fale sobre as coisas que estão dando certo. Um exemplo do que fazer: no jantar, cada membro da família revela a melhor e a pior coisa que aconteceu com eles naquele dia. Em vez de focar nas coisas ruins, foque nas coisas positivas.

2) Aumente as expectativas

Uma dica é fazer uma lista de tarefas para as crianças logo antes do jardim de infância, como fazer a cama, se vestir, escovar os dentes e arrumar o quarto. As crianças não vão desenvolver uma atitude otimista enquanto não tiverem a oportunidade de provar seu valor. “Confiar nas crianças a realização de tarefas faz com que se sintam capazes”, observa Tamar Chansky, Ph.D., psicóloga infantil e autora de Freeing Your Child From Negative Thinking – em português, Livrando seu filho do pensamento negativo. Mas não se esqueça: as tarefas devem ser adequadas à idade de cada criança.

3) Incentive-as a tentar

Proteger os filhos, é claro: é muito importante. Mas não desencoraje-o de fazer determinada atividade acreditando que ele não pode ser tão bom quanto as outras crianças.

Solte as rédeas e deixe a criança arriscar. Permita que seu filho brinque sozinho no quintal ou faça uma excursão escolar sem você como acompanhante. Com o tempo, deixe-o correr riscos maiores, como ir para um acampamento. “Você não quer que seu filho tenha medo de tentar coisas novas”, diz Michael Thompson, Ph.D. e autor de Saudades de casa e felizes: como o tempo longe dos pais pode ajudar uma criança a crescer. “Você quer que ele volte para casa e diga: ‘Mãe, consegui!’”, orienta.


– – – –

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube.

– – – –

Créditos da imagem: Freepik
Fonte: Pais e Filhos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *