Blog :: Xalingo

3 soluções para os problemas de sono do seu filho

Seu filho está com dificuldades para dormir, chora muito antes de pegar no sono ou sofre com pós-cólicas? Então confira agora essas 3 soluções.

1) Filho simplesmente não dorme

Para essa situação é importante estabelecer uma rotina de pré-sono. “Alguns bebês são tipo anjo, e dormem logo depois de beijá-los e colocá-los no berço – e também existem todos os outros bebês”, brinca Kim West, treinador e co-autor de Good Night Sleep Tight.

Para facilitar a transição na hora da soneca, faça uma mini versão do seu ritual de dormir: feche as cortinas, apague as luzes, leia uma história ou cante uma canção de ninar. “Isso ajuda a acalmar seu bebê e faz com que seu cérebro desacelere e se prepare para dormir”, diz West.

Além disso, o sono do seu bebê precisa mudar à medida que envelhece. Portanto, se for um problema de longa data, talvez ele simplesmente não esteja cansado. Experimente atrasar a soneca por 30 minutos até que o sono chegue mais rapidamente. Ao completar um ano, se filho pode estar pronto para mudar a rotina e passar a ter apenas uma soneca por dia.

2) O choro está impedindo o sono

Seu filho chora muito e nada o faz parar? Talvez ele esteja muito cansado. Isso faz com que o corpo dele produza o hormônio do estresse, chamado cortisol, que dificulta o adormecimento (e a permanência do sono). Para que você não perca o momento perfeito para colocar seu filho para dormir, observe sinais sutis de sonolência, como esfregar os olhos, olhar para longe, entre outros. Assim que ver esses sinais, largue tudo e prepare-se para colocá-lo para dormir!

O que fazer se perder esse ‘momento ideal’? Você pode tentar segurá-lo firmemente e balança-lo em um quarto escuro ou levá-lo para um passeio de carrinho. Se ele resistir e não dormir, espere até a próxima soneca e tente fazer com que ele durma por mais tempo para compensar, aconselha Marc Weissbluth, M.D., autor de “Healthy Sleep Habits, Happy Child”.

3) A cólica até passou, mas o sono…

Experimente o que funciona. “Você precisa pensar criativamente para ajudar a criança a dormir bem depois da cólica“, diz o Dr. Weissbluth. Isso ocorre porque os bebês com cólica levam mais tempo para desenvolver uma rotina de soneca, e geralmente seus cochilos são mais curtos. Além disso, depois de meses sendo colocados no colo, acalmados e balançados, eles não têm a capacidade de fazê-lo sozinhos.

Jenny Livingston, de Kansas City, Missouri, estava doida com seu filho de quatro meses, Davis, que acordava depois de meia hora, ficava agitado e chorava por duas horas. (Ela tentava acalmá-lo de volta amamentando ou colocando-o no balanço, mas nada funcionava.) Duas horas depois, ela o colocava para sua próxima soneca, meia hora depois, no entanto, ele acordava e a rotina se repetia.  Finalmente, ela começou a colocá-lo de volta para a segunda soneca apenas uma hora depois que ele acordou da primeira. Para ela, foi puro alívio. “Os dois cochilos aumentaram para uma hora e meia, às vezes duas horas”, diz ela.

– – – –

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube.

– – – –

Créditos da imagem: prostooleh/Freepik
Fonte: Pais e Filhos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *