Blog :: Xalingo

5 dicas para lidar com a ansiedade em tempos de pandemia

A pandemia de coronavírus (covid-19) tem trazido muitas incertezas, dúvidas e medos, resultando em ansiedade para muitas pessoas. Mas o que fazer para lidar com ela nesse momento? As respostas que podem te auxiliar estão nestas 5 dicas que trazemos hoje.

Segundo pesquisa realizada com pais, mães e crianças de 1500 famílias, e feita pela ONG Save the Children, 71% dos adultos estão estressados principalmente por questões financeiras e 49% das crianças estão preocupadas com o Covid-19.

Para lidar de uma forma mais saudável com a situação e diminuir a ansiedade causada por ela, essas dicas do psicólogo Alexandre Coimbra podem lhe ajudar. Confira!

1) Você também é aprendiz

Aceite que você também é aprendiz nessa nova experiência, que nunca havíamos passado em nossas vidas. Há novas regras para o convívio, cuidados com assepsia e também o desafio de conciliar diversas atividades no mesmo espaço. Estamos aprendendo uma nova forma de viver e não sabemos, ainda, quanto mais tempo assim seguirá. É algo novo, então é normal que aconteçam erros. Aceite-os e aprenda com eles.

2) Tenha o autocuidado

Muitas pessoas necessitarão mais do que cuidados básicos com a saúde mental nesse novo momento. Procurar alternativas como a meditação, dança ou pintura, podem trazer relaxamento à mente. Para mães, a hora de brincar com os filhos também pode ser o momento de soltar a tensão de uma forma saudável.

3) Diminua o consumo de notícias

É claro que é importante manter-se informado sobre o que está acontecendo. Mas não transforme isso em uma compulsão. Caso perceba que está horas e horas consumindo notícias sobre a doença, e isso está aumentando a sua ansiedade, delimite horários para o acesso.

4) Negocie um modelo de trabalho mais justo com a empresa onde trabalha

As empresas têm cobrado, especialmente das mães que podem fazer home office, um desempenho igual ou maior ao que tinham no escritório. É uma tarefa impossível tendo que conciliar o cuidado com as crianças no mesmo ambiente. As lideranças precisam proteger as mães trabalhadoras nesse momento e, dentro de casa, os pais devem assumir um papel mais ativo do que nunca.

5) Mantenha contato com quem você ama

Busque contato virtual com quem te deixa mais leve. Aplicativos de vídeo conferência são uma ótima maneira de se sentir mais próximo de quem te faz bem.

Se você também tem dicas para compartilhar com outras mães, comente abaixo!

– – – –

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube.
– – – –

Créditos da imagem: Freepik
Fonte: Revista Crescer

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *