Saiba como uma inflamação no ouvido pode causar tontura, náuseas e até vômitos.
Conhecida por atingir os idosos, a labirintite não é exclusividade deles: ela também atinge bebês e crianças e é um processo inflamatório no labirinto, região do ouvido que é responsável pelo equilíbrio. Devido a isso é comum a sensação de mal estar quando está inflamado.
Há mais de 300 causas para labirintite entre adultos, mas nas crianças as duas principais são inflamação no ouvido e vertigem paroxística benigna na infância. Então, caso seu filho tenha dificuldade para realizar tarefas simples e tenha tontura, náusea, zumbido no ouvido, dores de cabeça ou quedas frequentes, fique de olho.
Diagnóstico
Para diagnosticar, são realizados exames como tomografia, ressonância magnética e audiometria, pedidos por médicos especialistas, como um otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo.
Tem cura?
Sim, labirintite tem cura e pode ser alcançada através de medicamentos, ajustes na dieta, procedimentos cirúrgicos específicos e reabilitação vestibular (uma fisioterapia específica que foca no equilíbrio, reeducando o cérebro). A taxa de sucesso vai além de 80% utilizando essa última medida. Além desses cuidados mais técnicos, você também pode fazer outras medidas simples para te ajudar, mas para conhecer o mais adequado a situação de cada criança, é necessário consultar um médico.
Essa condição tem um impacto grande na infância, interferindo diretamente no rendimento escolar, aprendizagem e desenvolvimento cognitivo, tanto oral quanto escrito. Por isso, é válido que não apenas os pais, mas professores também estejam atentos e mantenham um diálogo para discutir eventuais dificuldades e sinais. Mas não precisa entrar em pânico. Nem toda tontura é sinal de labirintite. Caso tenha dúvidas, o recomendado é procurar um especialista.
E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube.