Blog :: Xalingo

Saiba o que as crianças aprendem conversando entre si

Você, com certeza, já viu esta cena: uma criança conversando com outra, mas em um “idioma” que não faz ideia de qual é. Isso até pode parece apenas brincadeira de criança, porém é um passo importante no desenvolvimento dos pequenos.

Este esforço, que o seu filho faz para entender o outro e também ser compreendido, é que facilita o processo de aprendizado da linguagem. Esta é a conclusão de uma pesquisa realizada pela Universidade de Waterloo, no Canadá. “Ao conversar com outra criança, seu filho aprende de forma dinâmica a associar uma nova palavra a um objeto, uma parte importante da aquisição de vocabulário”, explica a psicóloga Katherine White, coautora do estudo.

Para a fonoaudióloga Elisabete Giusti, especialista em desenvolvimento da fala e da linguagem, o diálogo do adulto é mais sofisticado e constante, enquanto o discurso infantil tem ritmo e velocidades variados, o que torna a compreensão mais complexa. “A criança fala, corre, grita, imita, busca um objeto para demonstrar. São muitas etapas que acontecem rapidamente e tornam o bate-papo muito mais enriquecedor.”

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube.

Fonte: https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Desenvolvimento/noticia/2019/09/o-que-criancas-aprendem-quando-conversam-entre-si.html

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *