Blog :: Xalingo

6 dicas de como economizar água e luz em sua casa

Reduzir o consumo de luz e água, além de serem atitudes sustentáveis, também podem dar um grande alívio em seu bolso. Confira 6 dicas de como economizar água e luz em sua casa, que selecionamos para você!

 

1) Escolha do chuveiro

 

Um dos pontos cruciais na redução do consumo de água e luz passa pela escolha do seu chuveiro. Por exemplo, se a residência dispõe uma tensão de 127 volts, o chuveiro não pode exceder 5.700 watts. Caso a voltagem disponível seja 220 volts, o limite é 7.800 watts.

 

Os disjuntores também devem corresponder às especificações de voltagens, 50 amperes para 127 volts e 40 amperes para 220, além da fiação de 10 milímetros em ambos os casos. “Utilizar um aparelho fora do padrão correspondente pode ocasionar o consumo elevado de energia, curtos e, até mesmo, queima de fiação”, ressalta André Amado, gerente da rede de prestadores da Allianz Assistance.

 

2) Utilize redutor de vazão

 

Esse dispositivo gera uma compensação de pressões de água dentro do chuveiro, impedindo a passagem de um fluxo maior do que o pré-estabelecido, economizando água e, no final das contas, energia para aquecê-la.

 

3) Diminua o tempo do banho

 

Não dá para fugir dessa dica. Faça um esforço e tome banhos de, no máximo, 10 minutos. E se, por acaso, o chuveiro queimar, não faça remendos. Além de perigoso, essas gambiarras consomem mais energia. A melhor solução é comprar uma resistência nova.

 

4) Mantenha a porta da geladeira fechada

 

Pode até parecer implicância de mãe, mas deixar a porta da geladeira aberta irá exigir que o motor trabalhe mais para resfriá-la novamente, o que impacta diretamente na conta de energia, e ainda pode causar desgastes na placa e no compressor.

 

5) Temperatura ideal da geladeira

 

Outra dica é regular o termostato do equipamento de acordo com a temperatura externa à geladeira, não sendo recomendado deixar o aparelho em nível mais alto ou mais baixo que o necessário.

 

6) Verifique se a descarga está funcionando corretamente

 

Quase um terço da água da casa vai para a descarga, por isso é bom estar atento ao sistema. Para seu funcionamento correto, ela deve estar a 90º em relação ao pino acionador. Caso a tampa da válvula do vaso fique muito inclinada, pode ficar danificada e gerar vazamentos e aumento no consumo. Outro ponto importante é o registro interno da válvula que, em boa regulagem, reduz o consumo em até 50%.

 

Gostou das dicas e tem outras sugestões sustentáveis? Então comente abaixo!

 

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube.

 

Fonte:
https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Sustentabilidade/noticia/2019/07/28-dicas-simples-para-economizar-energia-e-agua-em-casa.html

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *