A vida da “mulher moderna” não é fácil: além de todo trabalho que encara nas 8 (ou mais horas) fora de casa, é necessário dar atenção à casa, filhos e outras tarefas fora do ambiente de trabalho. Mas fica uma pergunta no ar: como conciliar todas essas questões?
Você já deve ter passado por aquele sentimento de culpa, de ter que voltar a trabalhar e existir a necessidade de deixar seu filho com outra pessoa. Isso é comum a todas as mães. Mas é preciso que saiba aproveitar os momentos em que estão juntos, pois a qualidade na relação entre mãe e filho pode ser muito mais importante do que a quantidade.
Segundo a psicoterapeuta Arlete Galhardi, “muitas mães abrem mão do emprego para ficar o dia em toda em casa. Porém, não dão atenção ao filho, pois mentalmente estão ausentes”. “Não adianta estar de corpo presente e alma ausente”, sintetiza a psicóloga Marília Reis, especializada em traumas.
Com esses cuidados, desde cedo o pequeno começa a entender que a vida também é feita de frustrações e como superá-las. “Assim a criança reconhece que o fato da mãe trabalhar fora não significa que dará menos carinho, atenção e amor a ela”, tranquiliza Arlete.
Para te ajudar a lidar com tudo isso, elencamos dicas que vão te ajudar a organizar o seu dia a dia, conciliando casa e trabalho de forma saudável. Confira!
1) Mantenha contato, sempre
Mesmo que chegue em casa e seu filho esteja dormindo, a proximidade entre vocês não pode ser deixada de lado. “Vá ao quarto e, sem interromper seu sono, dê um beijo, faça um carinho, cubra-o melhor”, indica Arlete Galhardi.
2) Acompanhe seu estudo
Reserve alguns minutos do dia, ou da noite, para esse cuidado. “Dê uma olhada na agenda, veja como estão as notas, pergunte se ele tem alguma dúvida ou precisa de ajuda para a prova”, ressalta a pedagoga Claudia Martinez Cardoso, orientadora educacional do Colégio Santo Adriano, de São Paulo. É essencial mostrar interesse e incentivar seu aprendizado.
3) Traga a matéria para a vida real
“Muitas vezes livros e apostilas não pertencem ao universo que as crianças vivem. Conforme a escolaridade, vale a pena, por exemplo, vocês montarem o sistema solar com bolas de isopor e até programar viagens de exploração de cavernas”, recomenda a assessora de imprensa Dorotéia Fragata, mãe de Matheus, 14 anos. Essa vivência extra sala de aula facilita a compreensão e ainda cria uma cumplicidade e parceria maior entre vocês.
4) Convide-o para cozinhar
Você chega em casa e ainda tem que preparar o jantar? Chame seu filho para essa tarefa. “De modo geral crianças adoram a cozinha. Dependendo da idade e com bom senso, peça para fazer algo que não cause ferimento. Como separar e lavar as folhas de alface, por exemplo”, sugere Marília Reis. Mas tenha paciência. Nada de gritos, senão o momento união vai para o ralo.
Confira a segunda parte das dicas aqui.
E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCEu_wTApB06msiH5SXQ-JRg