Blog :: Xalingo

Saiba o que um bebê de 6 meses precisa comer

A alimentação de um bebê, após os seis meses de leite materno, é uma preocupação de toda a mãe. E para te auxiliar, confira essas dicas da chef de cozinha Rita Lobo, autora de Comida de Bebê (Editora Senac), que tem o aval do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde, da Universidade de São Paulo (Nupens – USP).

 

Antes de qualquer coisa, é importante observar se o bebê está realmente pronto para comer, uma vez que seus exatos 180 dias de vida não garantem essa prontidão. Conforme a educação Fabiolla Duarte, criadora do curso de introdução alimentar Colher de Pau, “o ideal é que ele note a existência da comida primeiro (quando quer pegar o que a mãe leva à boca, por exemplo) e se sustente bem quando sentado. Esses são dois indícios importantes de que ele está apto não só para comer, mas também para digerir sólidos.”.

 

Outro ponto importante é a própria comida a ser oferecida. Os pequenos podem consumir os mesmos pratos caseiros que são servidos para o restante da casa, porém com menos sal e na textura correta, que é a amassada com garfo. “Se a família ainda não tem na mesa, diariamente, arroz, feijão, carne e hortaliças feitos em casa, esta é uma excelente oportunidade para começar a cozinhar e melhorar a alimentação de todos”, diz Rita Lobo.

 

E para te auxiliar nesse processo, confira os 5 passos que a Rita Lobo passa para a correta introdução alimentar dos bebês.

 

1) Autorregulação

O bebê nasce com o superpoder da autorregulação: só come o quanto precisa. Diminua a sua expectativa, pois o estômago dele é pequeno e o leite materno ainda é o seu principal alimento.

 

2) Não force

Não force, não engane (escondendo os alimentos, por exemplo), não chantageie, não barganhe, não distraia com telas: o ato de comer requer atenção e deve ser motivo de prazer.

 

3) Não ofereça ultraprocessados

Ofereça comida feita em casa com base em alimentos in natura (aqueles que vêm da natureza) preparados com ingredientes culinários (óleo, manteiga, sal). Nada de ultraprocessados (preparados na fábrica).

 

4) O clima à mesa importa

Mastigar e engolir é apenas um aspecto da refeição. Criar um clima bom, de conversa e conexão, é determinante para que a criança goste de estar na mesa com os pais.

 

5) Não misture todos os alimentos

Evite misturar todos os alimentos. Quando eles são servidos separadamente, a criança consegue identificar melhor cada um deles.

 

Gostou das dicas? Então comente abaixo!

 

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCEu_wTApB06msiH5SXQ-JRg

 

Fonte: https://revistacrescer.globo.com/Bebes/Alimentacao/noticia/2018/10/introducao-alimentar-o-que-o-bebe-tem-de-comer-aos-6-meses.html

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *