Blog :: Xalingo

Saiba como lidar com as mentiras das crianças

post01

Todos já fomos crianças um dia. E sabemos que, ao fazermos algo errado, a mentira era uma alternativa que utilizávamos para não levarmos a culpa sobre o ocorrido.

 

Mas os motivos para os pequenos mentirem não param por aí. Por exemplo, no período dos 3 aos 7 anos, pode haver o impulso de inventar histórias. Acostumadas com contos de fadas cheios de feitiços e dragões, a linha entre a fantasia e a realidade pode ficar bem difícil de compreender.

 

Já após os dez anos, com a fase de socialização na escolinha e em função de outras atividades, pode surgir a necessidade de autoafirmação. Assim, a mentira pode ser o artifício usado para conseguir o que querem dos pais, por exemplo.

 

Independente da idade, é muito importante entender que os rótulos devem ser evitados. Assim, como a distinção entre o que é certo ou errado, a garotada está em processo paralelo de assimilação das informações. Portanto, dizer que alguém é mentiroso sugere uma característica imutável quando na realidade o comportamento pode ter sido pontual.

 

Mas então, como agir?

Segundo Daniella Didio, terapeuta cognitiva comportamental, é possível intervir para que a criança não se transforme em um adulto mentiroso por insegurança ou baixa autoestima. Nesse aspecto, é necessário atuar com exercícios que estimulem a comunicação assertiva e a autoestima desde a infância, além de desenvolver empatia, entender e controlar as emoções.

 

No entanto, quando a criança mente é importante manter uma postura aberta para abordar a situação. “Pais que gritam muito cortam o diálogo com os filhos. O comportamento autoritário e rígido pode distanciá-los das crianças, pois fecha a porta para o diálogo positivo”, afirma a terapeuta.

 

É fundamental que ela entenda as consequências da mentira para os outros e para si mesma. Isso pode ser feito a partir de exemplos comuns e práticos da rotina dela, para que se aproxime de sua realidade. É importante também ensiná-la a se responsabilizar por suas atitudes. Evite contar pequenas mentiras, para que o ato não seja naturalizado.

 

Fonte: https://blog.tricae.com.br/mundo-materno/como-lidar-com-mentiras-dos-pequenos/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *