Blog :: Xalingo

Exercícios físicos podem prevenir alguns tipos de câncer

post01

A realização de atividades físicas evitariam 10 mil casos de câncer no Brasil, segundo pesquisa realizada pelo Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, com a Universidade de Cambridge, no Reino Unido, e com Universidade de Queensland, na Austrália.

 

Evidências apontam que os exercícios estão associados com a redução do risco de câncer de mama (pós-menopausa) e cólon. O estudo mostrou que até 8,6 mil casos de câncer em mulheres e 1,7 mil de casos de câncer em homens poderiam ser evitados por ano. Esses valores correspondem a 19% da incidência de câncer de cólon e 12% da incidência do câncer de mama no Brasil.

 

Rio de Janeiro e São Paulo são os estados que poderiam ter o maior número de cânceres prevenidos, com 1.244 e 2.587 casos, respectivamente. Os dados utilizados são da última Pesquisa Nacional de Saúde, conduzida em 2013 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

 

Falta de exercícios

 

Segundo apontado no relatório, cerca da metade dos brasileiros não praticam pelo menos 150 minutos de exercícios por semana. Esse é o tempo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Dentro da estatística, 51% das mulheres fazem alguma atividade, contra 43% dos homens.

 

A partir dessas informações e de dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer, os autores estimaram diferentes cenários de prevenção de câncer por meio da atividade física.

 

A pesquisa ainda indicou que 2.300 casos da doença seriam evitados por ano se a recomendação de exercícios da OMS fosse seguida. Além disso, 500 casos de câncer seriam evitados por ano por meio do aumento do nível de atividade física das mulheres a nível observados nos homens.

 

E você: tem praticado exercícios físicos? Comente abaixo!

 

Fonte: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2018/08/exercicios-fisicos-evitariam-10-mil-casos-de-cancer-no-brasil.html

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *