Blog :: Xalingo

Dicas para dar banho em recém-nascido

post01

Quando uma criança nasce, entre as preocupações mais importantes e comuns, está a do primeiro banho do recém-nascido. Segundo a dra. Ana Heloisa Gama, pediatra do Hospital Municipal Miguel Couto e fundadora do curso para gestantes SOS Mamãe & Cia recomenda que o pai esteja envolvido desde o começo. “A mulher amamenta o tempo todo, fica cansada. Além de ser uma ajuda valiosa, cuidar do bebê estreita os laços afetivos e cria vínculos importantes”, garante a especialista.

Algumas dicas são importantes de serem seguidas e podem te ajudar na hora de dar o primeiro banho. Confira!

O que você vai precisar para dar banho

1. A água deve ser morna o suficiente para cobrir o bebê até os ombros, em uma temperatura média de 37 graus. A água não precisa ser fervida ou filtrada, podendo ser do chuveiro;
2. O ambiente deve estar quentinho e sem correntes de ar;
3. Utilize uma toalha felpuda ou toalha fralda;
4. Somente água já é o suficiente para dar banho em recém-nascido. Mas, se você quiser usar sabonete e shampoo, dê preferência aos produtos feitos para bebês ou então neutros.

Dicas para a hora do banho do bebê

• No primeiro mês, enquanto eles ainda são mais “molinhos”, existe aquele receio de deixá-los escorregar. Por isso, uma técnica que funciona muito bem é deixar seu bebê enrolado em uma toalha fralda, para mantê-lo aquecido, e começar o banho pela cabeça, lavando e secando os cabelos. Os ouvidos merecem uma atenção especial: segure a cabecinha do pequeno com uma das mãos, usando o dedo médio e o polegar para protegê-los. Com a mão livre você cuida do resto.

• Em seguida, coloque seu corpinho na banheira, ensaboando todas as partes, sem se esquecer das dobrinhas. Quanto mais rápido esse processo levar, melhor. “Os recém-nascidos, em especial, perdem calor muito rápido e ficam com frio”, alerta a pediatra. Ao final do banho, enrole o bebê numa toalha macia e seque-o rápido, mas sem esfregar.

Fonte: http://gnt.globo.com/maes-e-filhos/materias/como-dar-banho-no-recem-nascido-pediatra-da-dicas.htm

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *