Blog :: Xalingo

Sente falta do trabalho? Então está na hora de se recolocar no mercado

 

Voltar ao mercado de trabalho depois de um tempo dedicado à maternidade, para a maioria das mulheres, é uma transição um tanto difícil. E falamos inclusive de mães que estavam em carreiras bastante promissoras. Elas se encontram em uma nova realidade que deve ser levada em conta na hora de se “jogar” na busca da recolocação profissional.

 

O caminho a ser percorrido pode não ser fácil como era antes, mas temos algumas dicas para ajudar você nessa retomada.

 

Passo 1: Atualize o seu currículo

Esse passo pode ser desanimador no início, já que existe uma lacuna de tempo “vazia” nele. Mas você pode optar por uma nova abordagem, ou seja, ao invés de apresentar as suas competências e experiências por ordem cronológica, o que é o normal, opte por dar foco nas suas habilidades. Sendo assim, os profissionais de RH verão você pelas suas habilidades e não pelo tempo de trabalho.

 

Passo 2: Você tem valor, reconheça-o

Não aceite ser desvalorizada pelo fato de ser mãe. Além do seu valor produtivo para o mercado, você tem uma vantagem que nem todos tem: Você é mãe.

Deixe-me explicar. Se observarmos tudo o que é produzido, as mães são o público-alvo mais buscados para ser comprado ou vendido, não é mesmo? Use essa vantagem e não tenha medo de trazer as suas opiniões para o trabalho.

 

Passo 3: esteja aberta ao “retorno”

Mesmo que você queira voltar de onde parou, um salário parecido e um trabalho semelhante ao antigo, isso pode não acontecer num primeiro momento. Lembre-se que, mesmo tendo as habilidades necessárias, o mercado não te vê como uma pessoa atualizada. E hoje em dia, o mundo se atualiza cada vez mais rápido. Pense que, para chegar onde você chegou antes, um caminho foi percorrido. Você terá que percorre-lo mais uma vez.

 

Passo 4: atualize as suas redes sociais

Muitos RHs usam as redes sociais para buscar e avaliar candidatos à novas vagas de trabalho. Então, mesmo que esteja um pouco fora de cena, não deixe de atualizar as suas redes com conteúdos que mostrem o seu interesse na área que você atua. Isso mostrará que você, mesmo retirada do mercado de trabalho, se mantém atualizada no que está acontecendo à sua volta.

 

Passo 5: mude suas expectativas

É, não será uma tarefa fácil voltar ao trabalho depois de um tempo fora do mercado. Mas acostume-se com algumas mudanças no seu dia a dia como pouco tempo para as tarefas diárias que você realizava com mais tranquilidade antes. Mesmo que algumas coisas fiquem para trás (arrumar a casa, fazer o jantar, passeios, entre outros) você voltará a ter a sensação de se sentir capaz e competente novamente.

Mas para o fluxo doméstico não ser um fardo, traga a responsabilidade para todos da família. A reorganização doméstica é a melhor ferramenta para deixar o dia a dia de todos mais produtivo.

 

 

Lembre-se que mesmo que você tenha ficado fora do mercado por alguns anos, você ainda é você. E tem muito a oferecer, seja no escritório, no seu home office ou em casa.

 

Fonte: Aleteia 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *