Blog :: Xalingo

8 dicas para incentivar a leitura das crianças

post1

Ler é um habito muito saudável para a alfabetização da criança e também para o desenvolvimento cognitivo com o passar dos anos. Pensando nisso, separamos 10 dicas simples que podem incentivar a leitura desde cedo nos filhos.

 

  1. Pra começar, escolha uma hora mais calma

Sabemos que o dia a dia dos pequenos é cheio de altos e baixos quando falamos em agitação, não é mesmo? Escolha um momento do dia (10 a 15 minutos por dia) e sente com o seu filho para a hora da leitura.

  1. Ler é uma coisa boa

O momento da leitura, precisa ser algo prazeroso que mantenha a atenção da criança. Pressionar a leitura pode causar um efeito contrário.

  1. Uma palavra errada? Não tem problema.

Se uma palavra for dita errada, não corrija na hora, deixe ela se autocorrigir. É mais interessante ensinar a entender o que ela está lendo do que a pronúncia exata de alguma palavra. Lembre-se, ela está só começando.

  1. Seja positivo

“Vamos ler essa parte juntos” quando a pronúncia estiver quase certa, dando ênfase onde houveram os erros, pode ser uma boa saída para incentivar a criança. Quanto mais confiante ela fica com a leitura, mais ela vai gostar do hábito de ler.

  1. Sucesso é a chave

O sucesso de conseguir terminar um livro é muito mais positivo do que apresentar livros mais difíceis para os pequenos. Não fiquem ansiosos para que o pequeno leia palavras novas rapidamente.

  1. Visitas na Biblioteca

Visitar a biblioteca da escola, ou quem sabe a biblioteca pública da sua cidade, pode ser um ótimo incentivo para que a criança desperte o interesse pela leitura.

  1. Converse com o pequeno

Após a leitura, converse sobre a história. Além de ver como está a compreensão da leitura dele, o pequeno vai sentir o seu interesse pelo que ele está fazendo. É mais um ponto de incentivo à leitura.

 

  1. Varie a leitura

Você não precisa ficar apenas nos livros de historinhas infantis. Apresente para a criança histórias em quadrinhos, poemas, revistas e até jornais. Quanto mais ela descobrir onde pode ler, mais será o interesse pela leitura diária.

 

Fonte: Lendo.org

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *