As crianças costumam adorar atividades que envolvam água e cores. Por isso, trouxemos uma brincadeira divertida, que faz pouca bagunça e vai encantar crianças de diversas idades, além de estimular o desenvolvimento delas. Prepare os materiais e mãos à obra!
Materiais:
– tesoura
– celofane colorido
– moldes de formas geométricas (pode usar objetos de casa mesmo, como caixas e potes)
– borrifador de água
Como fazer? É só recortar formas geométricas no celofane colorido e escolher o local (uma superfície de vidro como box do banheiro, janela grande ou mesmo tampo de mesa).
Com o borrifador, as crianças umedecem a superfície e a mágica acontece: o celofane gruda! Assim, elas podem criar mosaicos incríveis e coloridos combinando as formas geométricas recortadas, formando um vitral.
Os pequenos vão se encantar colando e deslizando as peças de celofane no vidro molhado e, mais ainda, ao perceberem que com a transparência, conseguem enxergar colorido através dela. Eles podem combinar cores e formas, sobrepor peças…
Essa brincadeira é bastante simples, mas traz uma infinidade de descobertas para as crianças. Além disso, ainda estimula a concentração, a visão, o tato, coordenação motora, raciocínio lógico, a linguagem e, claro, a imaginação.
Dicas:
– O celofane gruda em qualquer superfície úmida, possibilitando que a brincadeira seja feita em azulejos, espelhos e janelas.
– Esta brincadeira também é ótima para entreter a criança naquela fase de fugir do banho, tornando-o um momento divertido ao colar as peças de celofane no box.
– Como em qualquer atividade que envolva água, certifique-se de que o local escolhido está preparado para evitar escorregões no piso molhado e com toalhas ou pano para enxugar os molhados extras.
– Evite deixar pedaços muito grandes de celofane ao alcance dos pequenos e cuide para que eles não cubram o rosto com ele (para evitar qualquer possibilidade de sufocamento).
– Depois da brincadeira, você pode esperar o celofane secar e guardar os recortes no meio de livros ou revistas para usá-los novamente.
Fonte e Imagem: MassaCuca