Muito se fala nos pais e nos avós, mas os tios também são importantes na vida das crianças. Eles podem desempenhar diversos papéis no desenvolvimento dos sobrinhos, ajudando a cuidar, a educar e, claro, a fazer bagunça de vez em quando.
Os tios geralmente são figuras mais descontraídas ao olhos da criança, alguém mais jovem que os avós e, ao mesmo tempo, alguém a quem ela pode recorrer ao invés dos pais. Às vezes surgem assuntos que as crianças ainda não querem conversar com os pais, então os tios são a alternativa ideal – por proximidade, familiaridade e a relação de confiança que podem construir.
Além dessa função de ‘refúgio’, os tios também podem ser uma ponte para a diversão tanto das crianças quanto dos pais – que podem aproveitar que os filhos vão ficar com os tios para sair e se divertir também. Levar os sobrinhos para passear, brincar e rir juntos é ótimo para estreitar essa relação e fortalecer os vínculos. Além, é claro, de ser uma ótima terapia para todos.
Por outro lado, assim como os avós e padrinhos, os tios também podem e devem puxar as rédeas de vez em quando e ajudar a educar. Seja corrigindo e orientando os pequenos ou, melhor ainda, dando bom exemplo com seu comportamento e conduta.
Ser tio ou tia é tudo de bom. Aproveite, curta muito, ame, ajude e se divirta com seus sobrinhos!
Fonte: Pais & Filhos